Tarifas do gás natural terão redução no Noroeste do Estado de São Paulo
Novas tarifas entram em vigor neste domingo, dia 10 de dezembro, na área de concessão da Necta Gás
Foto: Arquivo/Divulgação - Reajuste reflete a atualização relacionada ao aumento de 4,9% no trimestre
Por Da Reportagem Local | 10 de dezembro, 2023

A Arsesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo) publicou na quinta-feira, 7, a deliberação nº 1.476, que reajusta as tarifas do gás natural comercializado no Noroeste Paulista, área de concessão da Necta Gás. A medida passa a vigorar a partir deste domingo, 10 de dezembro, e atualiza as tarifas de acordo com cada um dos segmentos de mercado.

O mercado residencial terá redução de tarifa, dependendo do perfil do consumo, que vai variar entre 9,8% e 13,3%. Para o mercado comercial, também haverá redução, variando entre 12,9% e 17,1%. O Gás Natural Veicular (GNV) será reajustado em R$ 0,21 por metro cúbico, com impostos.

Já no segmento industrial, indústrias que consomem até 50.000 m³ por mês terão reajuste entre 1,9% e 3,3%. Para as indústrias com consumo superior, o reajuste será de até 5,7%. Mesmo considerando o atual reajuste, as tarifas para grandes consumidores industriais estão até 21,8% abaixo dos valores praticados em 2022 no mesmo período e 14,9% abaixo para o segmento veicular.

O reajuste reflete a atualização relacionada ao aumento de 4,9% no trimestre de dezembro de 2023 a fevereiro de 2024 nos preços da molécula de gás natural e transporte estabelecidos nos contratos de suprimento, que são pass through (repassados diretamente ao consumidor final, sem acréscimos). Eles são repassados a cada três meses (exceto aos segmentos residencial e comercial) conforme determinado pelo órgão regulador, e não mais anualmente, a fim de evitar grandes distorções de competitividade com relação aos energéticos substitutos.

Adicionalmente, de acordo com o estabelecido no contrato de concessão, houve o reajuste da margem de distribuição em virtude da aplicação do IGP-M do período de nov/2022 a nov/2023, que foi de -4,04%.

A Necta é a companhia responsável pelo serviço público de distribuição de gás canalizado em todo o noroeste do Estado de São Paulo e atualmente está presente com sua rede de distribuição em 42 municípios, incluindo Catanduva.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 01 de maio de 2024
Padre Osvaldo cria projeto para ‘ampliar calçada’ dos bares e dá fim aos parklets
Por Da Reportagem Local | 01 de maio de 2024
Educação de SP amplia prazo para que estudantes escolham curso superior
Por Da Reportagem Local | 30 de abril de 2024
Tarifas de pedágio da Washington Luís terão reajuste em 1º de maio