Surdos podem solicitar atendimento em Libras no app do Poupatempo
Ação integra o programa São Paulo São Libras e quebra barreiras comunicacionais com inclusão e acesso igualitário aos serviços públicos
Crédito: Governo de SP - Aplicativo simplifica o acesso a uma ampla gama de serviços
Por Da Reportagem Local | 16 de janeiro, 2024

Os 592 mil cidadãos com deficiência auditiva que vivem no estado de São Paulo agora podem solicitar atendimento em Libras diretamente no aplicativo Poupatempo SP.GOV.BR, que oferece acesso a mais de mil serviços digitais. Com apenas alguns cliques, os usuários podem contar com a presença virtual de intérpretes de Libras para auxiliá-los em suas demandas no Poupatempo e em qualquer outro serviço público estadual, garantindo uma experiência mais fluida, eficiente e igualitária.

“Esse é um marco histórico no estado de São Paulo e revoluciona a rotina das pessoas surdas, permitindo a comunicação direta em Libras por meio do aplicativo. É uma iniciativa que não apenas abre portas para a comunidade surda, mas também representa um avanço significativo na busca por uma sociedade mais inclusiva, onde todos tenham igualdade de acesso aos serviços públicos. A tecnologia é uma aliada para criarmos mudanças reais e positivas na vida das pessoas”, destaca o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.

Essa expansão inovadora faz parte integrante do programa São Paulo São Libras do Governo de SP, promovido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD). A implementação no aplicativo foi realizada em parceria com a Prodesp, a empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo responsável pelo desenvolvimento do app. São 1,1 mil serviços digitais disponíveis, incluindo renovação de CNH, licenciamento de veículos, consulta de IPVA, verificação de débitos de veículos, informações sobre pontos na CNH, Carteira de Trabalho Digital, seguro-desemprego, atestado de antecedentes criminais, serviços municipais, entre outros. Além disso, é possível agendar gratuitamente datas e horários para atendimentos presenciais nos postos do Poupatempo.

Ao incorporar o atendimento em Libras diretamente no aplicativo, o Governo de São Paulo não só simplifica o acesso a uma ampla gama de serviços, mas também reafirma seu compromisso com a inclusão e a acessibilidade para todos os cidadãos, eliminando barreiras de comunicação de forma abrangente e inclusiva.

COMO BAIXAR

O app está disponível para os sistemas Android e iOS. Para baixar, basta entrar na loja de aplicativos de seu celular (Google Play ou App Store) e buscar por “Poupatempo SP.GOV.BR”. O acesso ao aplicativo será feito com autenticação da plataforma federal https://www.gov.br/pt-br. O cadastro na plataforma federal pode ser feito pelo site ou pelo aplicativo GOV.BR, que também está disponível para Android e iOS. É totalmente gratuito e feito por qualquer pessoa que tenha CPF.

O PROGRAMA

Lançado em outubro, o programa já se estende para 1,3 mil delegacias, 20 Polos de Empregabilidade Inclusiva (PEIs) e 233 Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) em diversas áreas do estado. Em um avanço adicional, neste mês de janeiro, a iniciativa foi ampliada para o app SOU.GOV.BR, desenvolvido pela Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD), visando à inclusão de 1,3 mil servidores paulistas que declararam ter deficiência auditiva.

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Da Reportagem Local
Redação de O Regional

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