SP substitui primeira via do RG pela Carteira de Identidade Nacional
Medida começa a valer nesta segunda-feira, com agendamento pelo app do Poupatempo
Foto: Agência Brasil - Carteira de Identidade Nacional adota o número do CPF como Registro Geral Nacional
Por Da Reportagem Local | 30 de junho, 2024

A partir desta segunda-feira, dia 1º de julho, o Estado de São Paulo irá substituir a emissão da primeira via de RG e passa a expedir somente a Carteira de Identidade Nacional (CIN). O serviço será realizado nos postos do Poupatempo e nas unidades geridas pelo IIRGD (Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt), órgão vinculado à Polícia Civil.

Para isto, haverá ampliação para mais canais de agendamento: além do app Poupatempo SP.GOV.BR, o serviço será oferecido no portal https://www.poupatempo.sp.gov.br/, totens e WhatsApp do programa, no número (11) 95220-2974.

Também será ampliado para um público mais diversificado. Serão permitidos dependentes (com agendamentos realizados incialmente por meio do portal e dos totens Poupatempo) e agora basta ter conta GOV.BR – não haverá mais a exigência dos níveis prata e ouro.

A partir de 2032, a Carteira de Identidade Nacional (CIN) será o único documento válido nacionalmente, de acordo com a Lei 14.534, de 11 de janeiro de 2023. Até lá, o documento RG dos estados continua válido.

A Carteira de Identidade Nacional adota o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como Registro Geral Nacional, eliminando uma possível duplicidade na identificação do cidadão e reduzindo possibilidades de fraudes.

O documento apresenta um QR Code, que permite verificar sua autenticidade, bem como saber se foi furtado ou extraviado, por meio de qualquer smartphone. A versão digital estará disponível no app GOV.BR, no menu Carteira de Documentos.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 17 de outubro de 2024
Catanduva tem alta de 10% na abertura de empresas de tecnologia
Por Guilherme Gandini | 17 de outubro de 2024
Padre Osvaldo anuncia calendário de pagamentos ao funcionalismo
Por Guilherme Gandini | 17 de outubro de 2024
Sinval Malheiros busca vereança para concretizar projetos na saúde