Pouco mais de um ano após a chegada da tecnologia ao Brasil, 100 cidades paulistas já contam com internet 5G, que oferece navegação até 100 vezes mais rápida. Com isso, São Paulo concentra um de cada quatro municípios brasileiros com o serviço, apontam dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Já um balanço da InvestSP, agência de promoção de investimentos do Estado vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), mostra que o total de cidades paulistas que atualizaram a “lei das antenas” mais que dobrou em 2023: pulou de 61 no fim de dezembro para 154 em julho deste ano.
O Governo de São Paulo tem feito força-tarefa para acelerar esse processo, uma vez que a mudança nas legislações municipais é fundamental para que as operadoras de telecomunicações saibam onde os novos equipamentos podem ser instalados e invistam na infraestrutura do 5G.
Em Catanduva, segundo a prefeitura, o projeto de lei que vai tratar do tema ainda está sendo preparado pelo corpo técnico para posterior envio à Câmara de Vereadores. A equipe participou de evento do InvestSP em Rio Preto, em abril, e programou reunião com representantes da Anatel, a Agência Nacional de Telecomunicações.
Autor