Smel/Bax Catanduva vence Copa Centenário de Basquete Feminino
Atletas da base superaram o Corinthians/Esperia por 66 a 54 na decisão, em revanche após derrota na fase inicial
Fotos: Michael Oliveira - Meninas do Smel/Bax celebram conquista dentro da casa do adversário
Por Guilherme Gandini | 01 de julho, 2024

A equipe sub-18 do Smel/Bax Catanduva conquistou o título da Copa Centenário, na sexta-feira, 28, depois de bater o Corinthians/Esperia por 66 a 54 na decisão, na casa do adversário. Para chegar à final, o time ganhou cinco jogos dos seis disputados ao longo do torneio. A única derrota havia sido justamente para o Esperia, dentro da casa deles.

“Na final a gente conseguiu conquistar a vitória e sair campeã da Copa Centenário. Foi até um placar legal, de diferença de 12 pontos, que não é muita diferença no basquete, mas foi legal e sendo campeão melhor ainda”, celebra a técnica Fernanda Hartwig.

Segundo ela, pesou a favor de Catanduva a participação de três atletas que defenderam a Seleção Brasileira recentemente, na Copa América – Izabela Silva, Maria Clara e Mikaelly.

“As meninas da seleção fizeram a diferença porque elas vieram com uma bagagem maior, depois que vai pra uma competição internacional, onde jogaram com outras seleções, encontraram uma seleção muito forte dos Estados Unidos, do Canadá. Isso é tudo experiência que é muito válido pra elas e que acaba respingando na gente porque elas vêm com essa experiência”, diz.

A Copa Centenário faz referência aos 100 anos da Federação Paulista de Basquete (FPB) e, na prática, funcionou como evento preparatório para o Campeonato Paulista. Além do sub-18, o Bax também disputou a categoria sub-20 e terminou com a terceira colocação geral.

“Essa conquista é muito especial, muito importante para o projeto Smel/Bax Catanduva, porque a gente vem fazendo um trabalho há um tempo, visando buscar títulos das melhores competições. Então foi maravilhosa essa vitória e a gente espera que agora no segundo semestre, a gente possa conquistar mais títulos”, projeta a treinadora.

No calendário já estão o Paulista sub-18 e sub-20 e o CBI - Campeonato Brasileiro Interclubes sub-19. “E a surpresa que o Marco Braga, nosso secretário de Esportes, comunicou que a gente vai poder participar do CBI sub-23 com as nossas meninas da categoria de base. Vai ser muito bom, porque vai dar mais bagagem para elas e a gente quer tentar conquistar o pódio”.

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Da Reportagem Local | 18 de julho de 2024
Jogo do Novorizontino terá ação especial da Campanha do Agasalho
Por Da Reportagem Local | 15 de julho de 2024
Novorizontino cede empate no Jorjão e recebe a Chapecoense na quinta
Por Guilherme Gandini | 14 de julho de 2024
Nadador catanduvense se destaca no Paulista e foca Jogos Regionais