Sincomercio indica como usar datas comemorativas para impulsionar vendas
Órgão tem como objetivo fazer com que os comerciantes possam planejar ações efetivas para cada mês do primeiro semestre
Crédito: Divulgação - Tradicional festa popular, o Carnaval deve movimentar o comércio em fevereiro
Por Da Reportagem Local | 10 de janeiro, 2024

O Sincomercio de Catanduva elencou as principais datas comemorativas do primeiro semestre de 2024 e maneiras de os comerciantes usarem essas ocasiões ao seu favor, alavancando vendas e prospectando novos clientes. O objetivo é fazer com que possam planejar ações efetivas para cada mês do ano.

Em janeiro, por exemplo, é a oportunidade para “desencalhar” produtos remanescentes da Black Friday e do Natal. Porém, é necessário lembrar que qualquer diminuição de preços ou oferta de frete grátis, por exemplo, não pode prejudicar a receita da empresa.

Para isso, o Sincomercio recomenda que se faça as contas do quanto pode ser tirado da margem de lucro para oferecer valores atrativos aos consumidores. Outra oportunidade boa no começo do ano é a volta às aulas, que pode beneficiar segmentos como as papelarias e as lojas de vestuário e calçados, bem como os estabelecimentos que comercializam bolsas, mochilas e lancheiras.

Em fevereiro há uma data “importada”, isto é, que veio de outro país, mas que cada vez mais tem sido aproveitada pelo calendário nacional para ações promocionais. É o Valentine’s Day (Dia de São Valentim), comemorado em 14 de fevereiro para celebrar o amor e a amizade, que pode ser explorado em campanhas publicitárias, com kit de produtos e combinações. E, claro, há o Carnaval, que também estará presente no mês. A tradicional data festiva também deve movimentar o comércio.

Logo no dia 8 de março é celebrado o Dia Internacional da Mulher. Neste caso, ações e estratégias pensadas especialmente para a data são bem-vindas. Outra ocasião relevante do mês é o Dia do Consumidor, no dia 15, onde promoções ou condições de pagamento mais favoráveis, visando fidelizar mais clientes, são ótimas pedidas.

Em 2024, a Páscoa será no último dia de março, no dia 31. A data sempre movimenta o comércio de chocolate, bacalhau e outros alimentos típicos desta época festiva. No entanto, outros segmentos também podem se beneficiar da data, com promoções e decoração da loja física e/ou do e-commerce, além de buscar parcerias com empresas de alimentos para oferecer produtos combinados a ovos de Páscoa, por exemplo.

Como a Páscoa cairá em março, o mês de abril perde um pouco o apelo comercial, pois conta apenas com os feriados de Tiradentes, dia 21, e Descobrimento do Brasil, dia 22. Entretanto, o quarto mês do ano oferece excelentes oportunidades para engajamento nas redes sociais sobre causas importantes, que não impactam no primeiro momento as vendas, mas podem ajudar a aproximar os clientes da sua marca. Em abril, são celebrados os dias mundiais de conscientização do Autismo, dia 2; da Saúde, dia 7; e da luta contra o Câncer, dia 8. A sugestão é criar postagens com informações pertinentes sobre os temas e apoiar iniciativas que melhorem a qualidade de vida das pessoas.

Maio chega com a data mais importante para o comércio depois do Natal: o Dia das Mães, que será comemorado no dia 12. A experiência de um atendimento diferenciado e de qualidade é fundamental para atrair público e garantir vendas. De acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), itens de vestuário, calçados e acessórios são os preferidos na hora de presentear as mães, seguidos por perfumes, cosméticos e eletrodomésticos.

Encerrando o primeiro semestre, há o Dia dos Namorados, em 12 de junho, outra data importante para o faturamento do comércio e do setor de serviços. O Sincomercio indica apostar em promoções e ações de marketing voltadas aos casais. As tradicionais festas juninas fecham o mês, sendo que o Dia de São João será comemorado em 24 de junho, e itens como vestuário e alimentos típicos fazem parte da cesta de compras do consumidor.

Mesmo que o negócio não tenha relação com a data, é uma boa oportunidade para estilizar os canais, como redes sociais e/ou e-commerce, com temas juninos para atrair a atenção dos clientes.

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Da Reportagem Local
Redação de O Regional

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