Simulado mobiliza órgãos de emergência e segurança nesta quinta
Ruas serão interditadas e imóveis no entorno da Cocam evacuados durante o exercício
Foto: Arquivo/O Regional - Bombeiros e Samu vão socorrer vítimas fictícias durante simulado na Cocam
Por Guilherme Gandini | 27 de novembro, 2024

A Defesa Civil de Catanduva e a Cocam - Cia. de Café Solúvel e Derivados realizam Simulado de Emergência com Evasão da Comunidade nesta quinta-feira, 28, das 14 às 16 horas. Durante o exercício, várias ruas da cidade serão interditadas e todos os prédios no entorno da empresa serão evacuados – ao menos, os moradores serão orientados a aderir ao treinamento.

Na ocasião será simulado incidente de vazamento de amônia dentro da indústria. A Cocam usa amônia em seu processo desde o início das suas operações em 1970, e nunca ocorreu qualquer acidente com esse elemento químico.

“Nós estamos preparando esse simulado há mais de um ano, com várias reuniões entre todos os órgãos envolvidos. A partir das 14 horas, soa o alarme de emergência da Cocam. Esse alarme serve para convocar a brigada de emergência da Cocam, que vai ao local em que supostamente teve um vazamento de amônia. É suposto, não é real, não vai ter vazamento real nenhum, é só uma simulação”, indica Roseani Caseri Pereira, gerente de Garantia da Qualidade da Cocam.

A partir desse ponto, a brigada da Cocam acionará o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar. “Com a chegada do Corpo de Bombeiros, eles assumem o comando do simulado e convocam os demais órgãos envolvidos. A Defesa Civil é responsável pela evasão da comunidade e, nas ruas, haverá pessoas que são os líderes de evasão. Eles estarão usando colete, boné laranja e um apito.”

Esses agentes vão chamar casa a casa – ou no maior número possível, e utilizar o apito para chamar a atenção do maior número de pessoas que conseguirem. “O apito é bem forte e serve como chamada para todos saírem e irem para os pontos de encontro que eles vão orientar. Mas ninguém é obrigado a sair da sua casa ou fechar o seu comércio. Isso é voluntário, então aqueles que puderem e quiserem, poderão aderir ao treinamento”, reforça a gestora.

De acordo com a Cocam, a área que será alvo da evasão engloba cerca de 1.300 unidades residenciais e de negócios com, aproximadamente, 6.000 pessoas, além dos efetivos dos órgãos públicos. Foram definidos quatro pontos de encontro: 1 - Praça da Independência, 2 - Praça do Idoso (Rua 15 de Novembro), 3 - Praça da República e 4 - rua São Paulo esquina com rua Ibirá.

Será a primeira vez que a Cocam realiza o simulado de emergência com evasão da comunidade do entorno. Ela atende à Norma Técnica da Cetesb - P4-003 -, publicada em 2021, sobre Plano de Preparo da População do Entorno. Nos anos anteriores, a empresa realizou o simulado intramuro, ou seja, apenas para treinamento da sua brigada de emergência.

Estão envolvidos no exercício, além do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Polícia Militar, as equipes da Guarda Civil Municipal, Polícia Ambiental, Samu, Prefeitura, Saec, Fundação Padre Albino e Liga do Trauma da Unifipa/Fameca. Esses órgãos compõem o chamado Grupo de Apoio.

“O objetivo de um simulado como esse é testar e aprimorar todos os procedimentos de todos os órgãos, não só da Cocam. É a partir desse tipo de exercício que cada envolvido pode melhorar

os seus procedimentos. E também para a população ficar preparada, caso exista qualquer ocorrência real, ela já sabe para que pontos ela deve se dirigir, como deve proceder, então é um ganho para toda a população”, complementa Roseani Caseri Pereira.

Ela lembra, ainda, que o risco de existência de uma ocorrência semelhante a essa, de um vazamento de amônia, é muito baixo. “É 0,000005%, é baixíssimo, mas nós precisamos pensar que se tudo isso algum dia falhar, nós já sabemos o que fazer. Esse é o ganho do simulado.”

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Da Reportagem Local | 08 de dezembro de 2024
Sancionada lei que proíbe uso de celulares dentro das escolas
Por Da Reportagem Local | 08 de dezembro de 2024
Escolas estaduais recebem inscrições para alimentação em janeiro
Por Guilherme Gandini | 04 de dezembro de 2024
Padre Osvaldo trata sobre cursos de ensino superior na Secretaria de Educação