Simulado de emergência da Cocam reforça capacitação de brigadistas
Pela primeira vez representantes dos moradores e empreendedores do entorno da empresa participaram como observadores
Foto: Divulgação - Durante o simulado, brigadistas foram desafiados a enfrentar cenários realistas
Por Da Reportagem Local | 15 de dezembro, 2023

A Cocam reforçou seu compromisso com a segurança operacional por meio da realização de mais um simulado de emergência na tarde da última quarta-feira, 13. O exercício estratégico é parte integrante do processo de treinamento contínuo dos brigadistas da empresa, visando testar e aprimorar a eficácia dos recursos materiais e humanos em situações críticas.

Participaram da atividade o Corpo de Bombeiros, Samu, Guarda Civil Municipal, Defesa Civil, Policia Militar, Liga do Trauma da Faculdade de Medicina de Catanduva (Fameca/Unifipa), entre outros.

Pela primeira vez representantes dos moradores e empreendedores do entorno da Cocam participaram como observadores e, para 2024, a empresa juntamente com os órgãos relacionados a atendimento de urgências e emergências de Catanduva estão preparando um simulado com evasão do entorno.

“A segurança do processo industrial é uma prioridade máxima para a empresa, que permite a importância vital de segurança da preparação para lidar com emergências potenciais. O simulado de emergência é uma ferramenta crucial para avaliar a eficácia dos protocolos de segurança, identificar áreas de melhoria e garantir resposta rápida e coordenada diante de situações adversas”, informa.

Durante o simulado, os brigadistas foram desafiados a enfrentar cenários realistas, colocando à prova não apenas os conhecimentos teóricos, mas também as habilidades práticas. A integração entre os recursos humanos e materiais é essencial para garantir uma resposta eficiente em situações críticas.

“A formação do brigadista abrange ampla gama de emergências potenciais, desde incêndios até vazamentos químicos, simulando condições solicitadas para que os brigadistas possam encontrar no ambiente industrial. Essa abordagem proativa não apenas fortalece a resiliência da equipe, mas também contribui para a manutenção da integridade operacional da empresa”, pontua.

A Cocam reitera seu compromisso com a segurança, investindo continuamente em programas de treinamento e capacitação para seus brigadistas. A realização regular de simulados de emergência é um componente essencial dessa abordagem, garantindo que a empresa esteja preparada para enfrentar qualquer eventualidade e proteger seus colaboradores, instalações e o meio ambiente.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 27 de abril de 2024
Apoio ao Estudo firma parceria com TG para realizar palestras aos jovens
Por Guilherme Gandini | 27 de abril de 2024
Professora cria método baseado no Chaves para correção de provas
Por Da Reportagem Local | 27 de abril de 2024
Agrishow terá mais de 800 marcas e presença de empresas da região