Será realizado no sábado, dia 23, o 2º Simpósio Multidisciplinar do Neurodesenvolvimento Infantil de Catanduva. O evento é organizado pelo Mundo Aba Núcleo de Desenvolvimento Interdisciplinar e destinará renda para o projeto Corujas do Bem, que atende crianças com autismo da cidade e região. As inscrições podem ser feitas em https://linktr.ee/mundo.aba.catanduva.
A programação abordará temas relacionados ao TEA – Transtorno do Espectro Autista, DI – Deficiência Intelectual e outros transtornos do desenvolvimento, com participação de profissionais renomados na área. O encontro será no Clube de Tênis Catanduva, com credenciamento e café da manhã aos participantes, a partir das 7 horas.
A primeira palestra, a partir das 7h30, terá como tema “Autismo, deficiência intelectual e outras comorbidades” e será ministrada pelo médico neuropediatra Paulo Liberalesso, doutor em Distúrbios da Comunicação, mestre em Neurociência, diretor do Iepsis, do Insf e do Cerena.
A apresentação seguinte, às 9h45, será de Meca Andrade, que abordará “Critérios e pilares para intervenção de qualidade no TEA”. Ela é psicóloga, mestre em Análise do Comportamento Aplicada (Aba) pela Northeastern University, fundadora e diretora executiva do Grupo Método.
A próxima palestra será da fonoaudióloga e psicopedagoga Monique Ferro, às 10h30, sobre “Como ensinar a criança a aprender”. Ela é especialista em Neuroeducação e em Fonoaudiologia Neurofuncional, com formação em Transtornos de Aprendizagem e Processamento Auditivo. Também é conselheira técnica da Associação Brasileira de Apraxia de Fala na Infância.
Depois do almoço, às 13 horas, a palestra seguinte terá como foco os “Marcos do desenvolvimento e exaustão materna”, com a médica intensivista Renata Ferreira, mestre em Ciências da Saúde, pós-graduada em Neuropediatria, com certificação em TEA.
A sequência será feita por Dani Freitas, às 13h45, especialista em Análise do Comportamento Aplicada (Aba), que abordará “Esquizofrenia e Autismo”. A partir das 15 horas, a psicóloga, neuropsicóloga, especialista em autismo, deficiência intelectual e Aba, referência em avaliação neuropsicológica, Luciana Xavier, tratará sobre “Autismo em meninas e mulheres”.
A próxima abordagem, às 15h45, será conduzida pela fisioterapeuta e educação física Carolina Quedas, doutora e mestre em Distúrbios do Movimento, e pós-doutora pela Unicamp. Ela vai apresentar como tema “A importância da intervenção motora para pessoas autistas”.
A última palestra, agendada para as 16h30, trará como tema “Medicações no autismo: práticas e perspectiva”, com o pediatra Saulo Serrano, médico do Centro de Referência Multiprofissional em Doenças Raras de João Pessoa.
Autor