Será realizado neste sábado, 10, a partir das 8 horas, o 1º Simpósio sobre tratamento de Doença de Parkinson (DP) e Doença de Alzheimer (DA) do Hospital de Base, em São José do Rio Preto. A DA e a DP são doenças neurodegenerativas de maior incidência e prevalência em indivíduos com mais de 65 anos.
Com o aumento do envelhecimento populacional e a maior expectativa de vida, elas devem se tornar cada vez mais comuns na prática clínica, daí a importância que os profissionais de saúde estejam capacitados sobre os temas.
O evento, organizado pelo Centro Integrado de Ensino Permanente em Saúde (Cieps), do Hospital de Base, é direcionado para alunos de medicina, residentes de neurologia e geriatria, médicos generalistas que se interessam pelo tema e enfermeiros que atuam na área.
Ao longo do evento, os participantes vão debater, com especialistas, sobre tratamentos de Parkinson e Alzheimer. “Os tratamentos são sintomáticos, ou seja, melhoram os sintomas, mas não alteram a evolução dessas doenças. O diagnóstico precoce permite que os pacientes e seus familiares recebam orientações que vão melhorar a qualidade de vida. Muitos pacientes mantêm sua funcionalidade por bastante tempo com algumas adaptações”, explica o neurologista Fábio Nazaré, do Hospital de Base, responsável pelo evento.
Segundo o médico, além do debate com os profissionais de saúde, o evento serve para levar à população informações sobre Alzheimer e Parkinson – como o diagnóstico precoce é essencial, identificar os sintomas logo no início é muito importante, de modo que a assistência chegue o quanto antes, para minimizar o impacto das demências e frear seu avanço. “Elas têm grande impacto financeiro, social e afetivo, exigem muitas vezes uma mudança no planejamento de vida para médio e longo prazo.”
SINTOMAS
Os sintomas da Doença de Alzheimer são alterações de memória recente, linguagem e orientação espacial. Já os sintomas de Parkinson são tremores, lentidão de movimentos e rigidez dos membros.
Autor