Foi realizado no sábado, 24, o II Simpósio de Qualidade em Diálise do Complexo Funfarme. O evento, que aconteceu no Mezanino do Hospital de Base, abordou temas como a segurança do paciente, tecnovigilância, alerta eletrônico para detecção precoce da injúria renal aguda, novas tecnologias em hemodiálise e a metodologia SEPS que traz uma nova abordagem na higiene de mãos, preparo da pele e limpeza de superfícies.
O simpósio aconteceu para fortalecer as ações de conscientização pelo Dia Nacional da Diálise, celebrado na última quinta-feira de agosto.
“Quando o paciente está com a função dos rins muito diminuída, ele precisa de algum tipo de Terapia de Substituição Renal que pode ser a hemodiálise, diálise peritoneal ou transplante renal. No simpósio abordamos temas relacionados a todos os tipos de diálise: a hemodiálise, hemodiálise em injúria renal aguda, hemodiafiltração, hemodiálise expandida e diálise peritoneal”, disse Fernanda Polacchini, médica nefrologista do HB.
Em sua segunda edição, o Simpósio de Qualidade em Diálise teve como objetivo atualizar e capacitar as unidades de diálise de Rio Preto e região com temas importantes.
“Esse simpósio é importante pois o número de pacientes que necessitam de diálise cresce no Brasil e no mundo, isso deve-se a maior sobrevida da população e aumento do diagnóstico de doenças como hipertensão e diabetes, principais doenças responsáveis pela perda da função dos rins”, finalizou a nefrologista.
CATANDUVA
A equipe multiprofissional do setor de Hemodiálise do Hospital Padre Albino participou do simpósio. “Queremos qualificar nosso serviço cada vez mais e destacar que a Diálise do HPA muito nos orgulha. Através de encontros como esse, promovidos por instituição séria, buscamos aprimorar os nossos serviços e proporcionar melhor tratamento ao paciente renal de Catanduva e região”, frisa Izabela Mendonça, enfermeira da hemodiálise do HPA.
Autor