Catanduva realiza nesta terça, 7 de outubro, o II Simpósio de Educação, um grande encontro dedicado à formação continuada de professores e gestores da rede municipal. O evento acontece no Clube de Tênis, com atividades no período da manhã (7h30 às 12h) e da tarde (13h às 17h), tendo como foco a qualificação e valorização dos profissionais da educação.
Pela manhã, Daniela Rita de Souza, sicóloga infantil e orientadora parental conduzirá as atividades. O tema será Cuidar de quem cuida: saúde emocional de professores em tempos desafiadores. Ela é psicóloga (CRP-03/10945), graduada pela UFRB e pós-graduada em Docência no Ensino Superior, é autora e coautora de livros na área, além de idealizadora do canal @daniritapsi, voltado ao desenvolvimento infantil. Sua atuação alia experiência clínica, orientação parental e fortalecimento de vínculos familiares.
Também participa da programação Fernando Lauria, neurocientista, educador e palestrante, que abordará o tema Educação humanizada: o fazer de cada um, compartilhado por todos, na arte de educar. Ele é fundador e CEO do Instituto Límbios de Neurociência e Educação, Lauria é pesquisador em desenvolvimento humano e distúrbios de aprendizagem, professor universitário desde 2010 e palestrante internacional. É mestre pela USP e especialista em neurociência da educação, com foco na aplicabilidade das neurociências ao aprendizado.
No período da tarde, os palestrantes serão o escritor Fernando Moraes, trazendo o tema “O tempo, nós e as coisas...” Filósofo, escritor e doutor Honoris Causa, Fernando Moraes é secretário de Educação de Hortolândia e já ocupou cargos de gestão em Guarulhos e no Governo do Estado. Com atuação em projetos comunitários no Brasil, África e América Latina, foi consultor da União Europeia em programas de desenvolvimento social. Autor de diversos livros, também apresenta o programa Humanideia na CBN Campinas.
Para completar, Henrique Folster, professor, palestrante e influenciador educacional falará sobre “Educar é abrir portas para o futuro...”. Professor de matemática e pós-graduado em Neuroeducação e Gestão Escolar, Folster conquistou mais de 1 milhão de seguidores ao transformar a educação em uma experiência leve e divertida. Suas aulas dinâmicas e criativas mostram que aprender pode ser prazeroso, sempre com o lema: #VamoEstudar.
“A realização deste simpósio evidencia uma escolha clara da administração municipal: reconhecer que a qualificação contínua dos professores é elemento central para elevar a qualidade do ensino. Em um contexto em que desafios emocionais, metodológicos e estruturais se somam ao cotidiano escolar, proporcionar momentos de reflexão, troca de saberes e atualização pedagógica reforça a valorização do profissional da educação”, reforça o governo municipal.
Autor