Simpósio Caminhos para a Inclusão aborda deficiência visual
Evento é voltado para professores, profissionais da saúde e equipes que lidam com a realidade do deficiente visual
Foto: Reprodução/Creedence - Evento acontecerá no dia 9 de abril, a partir das 9h, no Teatro Paulo Moura
Por Da Reportagem Local | 28 de março, 2025

A compreensão da deficiência visual, os desafios, estratégias de apoio, inclusão e busca por autonomia. Esses são alguns temas das palestras abordadas no Simpósio Caminhos para a Inclusão, que acontecerá no dia 9 de abril, a partir das 9h, no Teatro Paulo Moura, em São José do Rio Preto. A realização do Centro de Reabilitação Visual - Instituto dos Cegos.

O evento é voltado para professores, profissionais da saúde e demais equipes que lidam com a realidade do deficiente visual. Familiares e as próprias pessoas que convivem com a cegueira total ou parcial também são esperados. As inscrições são gratuitas e estão disponíveis nas redes sociais do Instituto (@institutodoscegosrp).

As palestras serão divididas em dois momentos, na parte da manhã fica por conta dos convidados, já na parte da tarde é o momento dos profissionais que fazem parte da equipe do instituto. Atualmente o Instituto Riopretense dos Cegos Trabalhadores atende mais de 300 alunos das 103 cidades da região de São José do Rio Preto, sem custo para alunos e usuários.

A lista de palestrantes conta com os nomes dos médicos Leonardo Beraldo, Soraya Pereira, Fabiana Contrin e o advogado Marcelo Lavezo. Beraldo, membro da Associação Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa, vai falar sobre “O Mundo Sem Visão: Entendendo a Deficiência Visual e Suas Diversas Faces”.

Soraya Pereira, médica e coordenadora da residência em medicina da família e comunidade, apresenta o tema “Do primeiro contato ao cuidado integral: A importância da porta de entrada no SUS – guias de referência e contrarreferência”.

A fonoaudióloga Fabiana Contrin tratará sobre “O processo da fala quando não temos a visão”, com toda sua experiência em fonoaudiologia materno infantil.

Por fim, Marcelo Lavezo, advogado especialista em Direito Empresarial-Tributário, pós-graduado em Direito Civil e Processual Civil, atuante na área da Saúde, apresentará palestra sobre os “Direitos e deveres da pessoa com deficiência”.

Da casa, terão espaço de fala os palestrantes Júlia Ramos, psicóloga, a fisioterapeuta Regiane Pires, o educador físico Cássio Gonçalves, a pedagoga Milena Bertoni, a psicopedagoga Patrícia Andrade, e o Professor de Informática e Tecnologias para deficientes visuais e baixa visão Rodolfo da Cunha.

Alguns dos temas discutidos no período da tarde serão os “Desafios Emocionais e Estratégias de Apoio”, “Orientação e Mobilidade”, “O Impacto do Esporte Paralímpico na Inclusão e Transformação Social”, “O Papel da Educação na Reabilitação da Pessoa com Deficiência Visual”, “Sistema Braille e o aprendizado de crianças e adultos” e “Inovações em Tecnologias Assistivas”.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 24 de setembro de 2025
Dia das Crianças de Elisiário será em 3 de outubro na Matriz
Por Da Reportagem Local | 24 de setembro de 2025
Câmara de Marapoama fica lotada em palestra sobre saúde mental
Por Da Reportagem Local | 23 de setembro de 2025
Mais 50 radares passam a multar hoje; um deles fica em Olímpia