O 3º Simpósio Multidisciplinar do Neurodesenvolvimento Infantil de Catanduva será realizado neste sábado, dia 1º de novembro, das 7h30 às 18h30, no Clube de Tênis. O evento já soma mais de 380 inscritos e continua com ingressos disponíveis no site www.sympla.com.br.
O evento é organizado pelo Mundo Aba Núcleo de Desenvolvimento Interdisciplinar e destinará renda para o projeto Corujas do Bem, que atende crianças com autismo da cidade e região.
“Este ano a gente procurou colocar nas palestras os temas que a gente tem mais perguntas dos pais, os temas que são mais procurados mesmo. Já são mais de 380 inscritos e a gente está muito feliz com a grande procura de professores, mais do que nas edições anteriores”, ressalta a psicóloga Mariana Gisse, do Mundo Aba, organizadora do simpósio.
A programação abordará os principais temas do neurodesenvolvimento infantil, abordando o TEA – Transtorno do Espectro Autista, transtorno motor de fala e outros transtornos do desenvolvimento, com embasamento científico e profissionais renomeados na área.
A primeira palestra, às 8h15, será da terapeuta ocupacional Amanda Vilela, que abordará o tema “Terapia ocupacional com integração sensorial proporcionando autonomia e independência”. Na sequência, às 9h, a psicóloga Meca Andrade, mestre em ABA, falará sobre a “Revisão dos parâmetros relevantes dos protocolos de manejo de crises comportamentais”.
O terceiro palestrante será a psicóloga e neuropsicóloga Wandersonia Medeiros, que tratará sobre “Sexualidade no TEA”, a partir das 10h. Depois, às 11h, Luciana Parreira, terapeuta e fonoaudióloga especialista em linguagem, abordará o “Transtorno motor de fala”.
Haverá pausa para almoço, com retomada às 13h com o palestrante Thiago Lopes, doutor em psicologia e especialista em autismo, com o tema “Rigidez comportamental”. Depois dele, a partir das 14h30, o psicólogo Henrique Costa Val falará sobre “Intervenções em ABA para jovens e adultos com TEA”.
Na sequência final do evento, o musicoterapeuta Lucas Augusto Botós fará palestra com o tema “Transformando vidas através dos sons”, com início às 15h30. Ele será seguido por Luciana Xavier, neuropsicóloga especialista em desenvolvimento infantil, a partir das 16h30, com o tema “Potencializando o desenvolvimento infantil através do brincar”.
Para encerrar a jornada, às 17h15, a fisioterapeuta Camila Kammers, especialista em sono e com pós em neurodesenvolvimento, trará como tema os “Distúrbios do sono no TEA”.
Autor