Com a chegada do Ano Novo, muitos aderem a simpatias e superstições a fim de garantir um ano mais próspero. Uma dessas superstições é a escolha das roupas com que se passa a virada do ano, isto porque cada uma delas possui um significado. Aline Garcia Gandini é dona de uma loja online de lingeries e pijamas e vem trabalhando essa temática a fim de aumentar suas vendas durante a época de festas.
De acordo com a empresária, a cor oficial para a 2023 é o magenta. Ela ainda cita que cores como vermelho, azul, laranja e roxo também vêm ganhando destaque. Porém, o tradicional branco não perde seu trono nas escolhas para a virada. “Segundo a Pantone, a cor Viva Magenta é corajosa e destemida, uma cor pulsante, cuja exuberância impulsiona a celebração, alegria e otimismo, escrevendo assim uma nova narrativa”, conta Aline, que relembra que a cor de 2022 foi o lavanda.
Ela também revela os significados de outras cores comumente usadas na época do Ano Novo. Lilás e roxo significam autoconhecimento, desenvolvimento espiritual e intuição; o verde é saúde, esperança e boa sorte; azul é harmonia, honestidade e confiança; preto significa independência, autoridade e tomada de decisões; o branco é paz, pureza e calma; o prata, novidades, inovação e modernidade; dourado é riqueza, sucesso e prosperidade; vermelho, paixão, desejo e intensidade; amarelo é dinheiro, alegria e extroversão; laranja significa energia, entusiasmo e coragem; e o rosa é amor, afeto e carinho.
Aline ainda diz que suas clientes buscam por opções especiais baseadas nessas crenças para as festas de fim de ano. “Elas buscam tanto pela crença da cor ou pela crença de estar usando ao menos uma peça nova na virada do ano”, afirma.
Até agora, as cores mais vendidas no ano foram o lima, lavanda, preto, azul, vermelho, amarelo e, claro, o branco. “Esse período é sempre vantajoso [para o setor], são muitos presentes e autopresentes. Mais autopresentes, pois as mulheres têm buscado renovar as peças íntimas com mais frequência, e essa é uma época com maior movimento”, acrescenta Aline.
Por esse motivo, ela investe em estratégias, principalmente nas redes sociais, já que sua loja é online. Desde o começo do mês, vem fazendo campanhas com sugestões de produtos em blocos de preços, a fim de ajudar o cliente a escolher o presente que cabe em seu bolso, mostrando-os em lives.
“Costumo trabalhar a questão da influência das cores com bastante antecedência e vou fixando no decorrer do mês. Faço campanhas específicas para as redes sociais. Utilizo muito os feedbacks das clientes como ferramenta para divulgação de produtos específicos”, explica a comerciante.
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