Siga Antenado abre agendamento para quase 100 cidades da região
Podem receber equipamento e instalação gratuitos famílias de menor renda inscritas em programas sociais do Governo Federal
Foto: Divulgação - As parabólicas tradicionais deixarão de funcionar e sofrerão interferência do 5G
Por Da Reportagem Local | 17 de novembro, 2023

Famílias de menor renda de mais 99 cidades da região de São José do Rio Preto já podem fazer o agendamento para receber o kit com a nova parabólica digital. O serviço é gratuito para pessoas inscritas em programas sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que têm a parabólica tradicional funcionando em casa.

O trabalho é realizado pela Siga Antenado, entidade criada por determinação da Anatel que é responsável por apoiar a população durante a migração do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais (Banda C) para o sinal das parabólicas digitais (Banda Ku).

Mais de 16 mil famílias da região devem ser beneficiadas nesta fase. No estado todo, a nova etapa pode contemplar mais de 79,8 mil famílias.

No entorno de Catanduva, aparecem na lista ela mesma e mais Ariranha, Cajobi, Catiguá, Elisiário, Embaúba, Ibirá, Olímpia, Novais, Palmares Paulista, Paraíso, Pindorama, Santa Adélia, Tabapuã, Irapuã, Itajobi, Marapoama, Novo Horizonte, Sales e Urupês, totalizando 99 cidades na região de Rio Preto, além de outras 226 do estado de São Paulo.

A abertura do agendamento nessas cidades acompanha o planejamento de liberação em todos os municípios do estado de São Paulo, a partir desta semana.

A substituição é necessária porque, em breve, as parabólicas tradicionais deixarão de funcionar. Isso significa que, quem não fizer a substituição pela nova parabólica digital, não conseguirá mais assistir à TV. O modelo tradicional também corre o risco de interferência no sinal da TV quando a tecnologia 5G for ativada em sua cidade ou região.

Como o sinal do 5G é transmitido na mesma frequência da parabólica tradicional, poderão ocorrer chuviscos, chiados, a imagem pode travar e até ser interrompida.

Quem utiliza outros sistemas de transmissão para assistir televisão, como antena digital tipo espinha de peixe (instalada no telhado da casa), antena digital interna e TV por assinatura, mesmo que beneficiárias de programas sociais, não precisa fazer a troca.

“A nova parabólica digital oferece melhor qualidade de imagem e de som, programação regional e vai continuar sendo gratuita, como sempre foi”, afirma Leandro Guerra, presidente da Siga Antenado. “É muito importante que as pessoas procurem nossos canais de atendimento o quanto antes para saber se têm direito ao kit gratuito e fazer o agendamento”, reforça.

PASSO A PASSO

Para saber se você tem direito ao kit gratuito, acesse o site https://sigaantenado.com.br/ ou ligue para o número 0800-729-2404, que também funciona como WhatsApp. Informe seu número de CPF ou do NIS (número de Identificação Social). Se você fizer parte de algum programa social do Governo Federal, poderá continuar respondendo ao formulário.

Se você estiver dentro dos critérios obrigatórios – estar inscrito no CadÚnico e ter uma parabólica tradicional instalada e funcionando – será direcionado para o chat e poderá escolher o melhor dia para que um dos técnicos da Siga Antenado vá até a sua casa.

Para conferir a lista completa de municípios com agendamento aberto, acesse a Lista de Cidades no site da Siga Antenado (https://sigaantenado.com.br/lista-cidades).

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 21 de julho de 2024
Estudante de Catanduva poderá compor delegação brasileira em Harvard
Por Da Reportagem Local | 21 de julho de 2024
HPA promove treinamento alinhado à meta internacional de segurança
Por Da Reportagem Local | 21 de julho de 2024
Inscrições para tratamento odontológico no Sesc terminam quarta-feira