Como forma de manter o ciclo do cooperativismo vivo, por meio da participação ativa de associados, as cooperativas que compõem o Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 6 milhões de associados, realizam assembleias anuais para apresentarem seus resultados de 2022 e definirem os rumos do negócio para 2023. Os encontros da Sicredi Noroeste SP serão entre os dias 28 de fevereiro e 9 de março; em Catanduva, a atividade será no dia 1º.
Os encontros são oportunidades para que o associado coloque em prática o seu papel de dono, analisando resultados e exercendo por meio do voto a sua participação nas definições pautadas para o próximo ciclo de gestão, como a distribuição dos resultados financeiros da cooperativa.
“É o dia mais importante para o Sicredi e o cooperativismo de crédito, momento em que o associado exerce na prática sua participação nas decisões da Cooperativa, tanto relacionado à distribuição das sobras, resultado do exercício, quanto a projetos de expansão e melhoria para os usuários e comunidades”, explica Cleiton Bigoni, gerente geral da agência Sicredi Catanduva.
Para este ano, como a vacinação contra a Covid-19 chegou a uma cobertura que proporciona nível de segurança nacional elevado, as assembleias da cooperativa Sicredi Noroeste SP, que concentra mais de 16 mil associados na região de São José do Rio Preto, serão presenciais.
O evento programado para Catanduva será dia 1º de março, às 19 horas, no Schettini Eventos, na av. Eng. José Nelson Machado, 1.785, no Jardim Soto. As demais assembleias serão em Mirassol, no dia 28 de fevereiro, Tanabi, no dia 2 de março, Palestina, no dia 6, José Bonifácio, no dia 7, e em São José do Rio Preto, nos dias 8 e 9, no Felix Petrolli Buffet, bairro Pinheiros.
“Como dono do negócio, a participação de todo associado é fundamental para a continuidade do crescimento do Sicredi e para que possamos cada vez mais levar o cooperativismo de crédito a mais comunidades”, completa o gestor.
RESULTADOS GERAIS
Nacionalmente, em 2022, foram realizadas pelas cooperativas que compõem o Sicredi mais de 670 assembleias nos formatos presencial, digital e híbrido. Participaram mais de 420 mil associados, o que representa aumento de 40% em comparação com 2021, concretizando o modelo de negócio pautado na gestão democrática, um dos princípios do cooperativismo.
Autor