Show da Esquadrilha da Fumaça deve atrair 30 mil pessoas neste sábado
Novas aeronaves, maiores e mais pesadas do que os modelos anteriores, não pousarão no Aeroclube, mas sim em São José do Rio Preto
Foto: ASPIRANTE ROGÉRIO - Esquadrilha da Fumaça estará em Catanduva hoje para exibição às 15h30
Por Guilherme Gandini | 28 de maio, 2022
Catanduva recebe neste sábado, dia 28, o Esquadrão de Demonstração Aérea – EDA, a popular Esquadrilha da Fumaça. A apresentação está marcada para as 15h30 e faz parte da programação alusiva aos 104 anos da cidade. A última exibição da equipe de performances da Força Aérea Brasileira, a FAB, na cidade foi realizada em 18 de abril de 2010, há pouco mais de 12 anos.  
 
O show contará com sete aeronaves modelo Super Tucano A-29, que substituíram os antigos T-27 que equipavam a esquadrilha no passado. Cada posição de voo tem uma função específica. Um oitavo piloto ficará em solo catanduvense realizando a locução. A previsão é de que a demonstração tenha duração de 40 minutos e contará com cerca de 50 acrobacias.  
 
A decolagem e pouso ocorrerão no Aeroporto de São José do Rio Preto. “Como as atuais aeronaves são maiores, bem como mais pesadas e velozes, as mesmas não pousarão na pista do Aeroclube de Catanduva, pelo fato da mesma possuir mil metros de comprimento, e o manual de operação da aeronave A-29 exige pista de 1,5 mil metros”, explica o gerente de Segurança Operacional do Aeroclube de Catanduva, Silvan Riciano Pulido.  
 
As sete aeronaves e a aeronave reserva, que ficará em solo, mais uma aeronave modelo Brasília, definida como aeronave de apoio, pousarão em Rio Preto no mesmo dia da apresentação, por volta das 10 horas, e de lá vão decolar para a demostração em Catanduva. Elas voltarão à cidade vizinha depois do show, saindo na manhã seguinte para exibição em Franca.  
 
As duas cidades receberão a equipe de demonstração da Força Aérea Brasileira logo após a Fumaça ter completado 70 anos, no dia 14 de maio. Catanduva já recebeu a Esquadrilha nove vezes, a primeira foi em 1992 e retorna 12 anos após sua última visita. 
 
“Estamos ansiosos para essas duas demonstrações. As apresentações no interior de São Paulo são sempre muito calorosas, o público vibra bastante e, poder fazer parte das comemorações do aniversário de Catanduva é um privilégio. Em Franca, como o voo será no aeroporto da cidade, por conta do evento de demonstrações aéreas, vamos pousar os aviões e ter contato direto com o público e isso é sempre muito bacana”, afirma o capitão Aviador Ícaro Bontempo Furtado, piloto número 5, ala esquerda externa da Esquadrilha da Fumaça.
ACESSOS E INTERDIÇÕES  
 
De acordo com a Guarda Civil Municipal (GCM), a expectativa é de que o show aéreo atraia até 30 mil pessoas às imediações do Aeroclube de Catanduva. Para garantir tranquilidade ao público, vários ruas estarão interditadas, formando um bolsão seguro em longo trecho da rua Martinópolis, indicada como local ideal para que as pessoas assistam ao espetáculo.  
 
Haverá interdição parcial ou total do tráfego de veículos na rua Martinópolis com a rua Amparo; rua Lucélia com a rua Amparo; avenida Benedito Zancaner com a avenida Casa Branca; avenida Deputado Orlando Zancaner com a rua Nações Unidas; rua Martinho Canozo com a rua Clóvis Pereira e rua Anuar Pachá com a rua Clóvis Pereira, além das alças da rodovia.  
 
A Prefeitura de Catanduva atua nos preparativos ao evento, que reúne o trabalho da Guarda Civil Municipal, Secretarias de Trânsito e Saúde, Meio Ambiente, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Aeroclube. Dois caminhões de som estarão no local do evento.
 
SAÚDE
 
Equipes da Secretaria Municipal de Saúde marcarão presença na apresentação da Esquadrilha da Fumaça. A Equipe Municipal de Combate ao Aedes aegypti (EMCAa) orientará a população sobre a importância da prevenção, dicas de como evitar o aparecimento de larvas, limpeza de quintais e ralos e a eliminação de criadouros. Além de abordar sobre o risco da doença.  
 
A Unidade de Vigilância em Zoonoses vai orientar os munícipes sobre as doenças que podem ser transmitidas pelo animal ao humano, tais como, leishmaniose, raiva, esporotricose, dentre outras. Já o Programa Municipal IST/AIDS/HV fará testes rápidos de HIV e Sífilis, entrega de preservativos e dará informações sobre as doenças sexualmente transmissíveis. 

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Guilherme Gandini | 19 de abril de 2024
Encontro de Veículos Antigos deve atrair multidão com 2 dias de atrações
Por Da Reportagem Local | 19 de abril de 2024
Direito da Unifipa recebe ‘Selo OAB Recomenda’ pela segunda vez
Por Da Reportagem Local | 19 de abril de 2024
Recanto Monsenhor Albino estimula idosos em oficina de pizzas