Durante este mês é realizado em todo o Brasil o Setembro Amarelo, uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, que tem como objetivo direto alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e suas formas de prevenção.
Em Santa Adélia, a campanha realizada pela Política de Assistência Social busca quebrar o silêncio nas escolas, levando informação e ouvindo o que esse público tem a dizer.
Uma das atividades realizadas foi a apresentação da peça de teatro “O Menino Coruja”, da Cia Arte das Águas. O diretor da companhia teatral de Ibirá, Antônio Bucca, conta que o espetáculo mostra, de forma lúdica, que toda vida é importante e deve ser valorizada.
A peça foi apresentada para alunos das escolas municipais Adelino Honorato Bertolo e Iracema de Moraes Marchezini, no período da manhã. E à tarde, o público foi os beneficiários de programas sociais e os idosos que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
No final do espetáculo, as psicólogas do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) conversaram com os presentes, tirando dúvidas e esclarecendo questões, além de falar sobre a importância da campanha e como procurar ajuda.
“Outras atividades foram a divulgação da campanha e orientação nas redes sociais, além de visitas em diversas escolas, sempre com os profissionais do Cras orientando, conversando e buscando entender e ouvir as crianças e adolescentes”, contou a secretária do Bem-Estar Social, Jucieli Costa, que esteve presente nas ações acompanhada do prefeito Guilherme Colombo.
Durante a apresentação do teatro, os vereadores Manoel Carlos Palma (Abacaxi) e Leones da Silva também estiveram presentes. “Todas as ações são voltadas para que eles saibam que podem nos procurar, conversar e que os profissionais estão prontos para ajudá-los nas mais diversas questões”, finalizou Jucieli.
Autor