A Campanha Solidária de Inverno "Doe Aconchego", realizada pelo Sesi de Catanduva, envolveu toda a escola com várias ações como brincadeiras, gincana cultural, vídeos motivacionais, além de doações de litros de leite e agasalhos. As atividades foram realizadas ao longo dos meses de maio e junho, mobilizando os 477 estudantes, de 6 a 18 anos, colaboradores e professores.
Foram doados 380 litros de leite e mais de mil agasalhos, num gesto de solidariedade de toda a comunidade escolar, para a Associação Sempre Viva, que atua no combate ao câncer de mama e dá apoio a mulheres mastectomizadas; a Associação Beneficente de Pindorama, que acolhe 64 idosos; e a Entidade Beneficente Amor e Caridade, do Alpino, que assiste famílias do bairro.
De acordo com a professora auxiliar docente, Giovana Flório, que atua com todas as turmas nas competências socioemocionais, chamou a atenção manifestação feita pelos estudantes do 3º ano do Ensino Médio, depois de saírem em grupos pelas ruas para coletar contribuições.
“Eles ficaram sensibilizados com a vontade das pessoas em ajudar, mesmo sem conhecimento detalhado da causa e para onde iriam as doações. Eles disseram que ‘o sentimento que fica é que o que fizemos reflete mais do que os itens que arrecadamos, pois vimos esperança na humanidade’ e eu achei essa experiência vivida por eles muito importante”, relatou.
Para a educadora, a iniciativa da escola, atualmente dirigida pelo professor Lucas César Munhoz, contribui para a construção de uma sociedade melhor e mais justa. “O convívio escolar tem um impacto significativo na formação de "cidadão" e por isso esse espaço escolar precisa fomentar a ética, o respeito, a solidariedade, fraternidade e outros valores para que nosso estudante experimente e escolha que tipo de sociedade queremos construir.”
Autor