Sesi conclui ‘Eixo Integrador Interáreas’ com mostra de projetos dos alunos
Aprendizado vivenciado pelos estudantes ultrapassa os muros escolares, já que duas entidades foram beneficiadas com doações
Foto: DIVULGAÇÃO - Estudantes apresentaram temas curiosos, perguntas intrigantes, descobertas e produções criativas
Por Guilherme Gandini | 13 de dezembro, 2022

A escola Sesi de Catanduva realizou a Mostra dos Produtos Finais dos Projetos Didáticos e Eixo Integrador Interáreas, na semana passada. O evento reuniu toda a comunidade escolar e teve participação das famílias. Nas abordagens dos estudantes, foram apresentados temas curiosos, perguntas intrigantes, descobertas e produções criativas. A proposta da rede Sesi inicia logo na primeira etapa escolar e permanece atuante ao longo de todos os meses escolares seguintes.

De acordo com a professora e coordenadora pedagógica Giovana Flório, o trabalho com o “Eixo Integrador Interáreas”, presente na grade curricular escolar, propõe que os alunos investiguem temáticas da vida real e criem produções e soluções, explorando diferentes áreas do conhecimento. “No dia da mostra percebemos que a autonomia e o trabalho de pesquisa estavam evidenciados com efetividade na apresentação desses produtos finais”, afirmou.

A unidade de ensino, que tem na direção a educadora Simone Barros de Oliveira, foca o protagonismo do estudante em Projetos Didáticos (1°ao 5°ano), Eixo Integrador Interáreas (6° ano EF ao EM) e Mundo do Trabalho e Empreendedorismo (1° ano EM), abordando temáticas o mais próximo possível da realidade do estudante, o que mais se conecta ao contexto de sua vida.

Depois, em outro momento, o professor faz a mediação, organiza os dados e o desenvolvimento do projeto, com trabalhos de pesquisa em grupo para, então, chegarem ao produto final. Isso pode ser, por exemplo, a publicação de um livro com os resultados dos estudos. Na mostra do Sesi, os alunos falaram sobre saúde, moda, arte urbana, tecnologia, alimentação, biologia forense e marinha, cinema, feminismo e fizeram variadas campanhas solidárias.

“São ações que ultrapassam os muros escolares, pois os estudantes colaboram com as entidades beneficentes, o que faz ainda mais sentido em suas vidas. Dos produtos arrecadados, por exemplo, óleos e feijões foram para a Panela Solidária, gelatinas para o Hospital do Câncer de Catanduva e livros para a comunidade que visitou a própria mostra”, completa Giovana.

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Stella Vicente | 08 de maio de 2024
Paróquias revertem coleta das missas em doações ao Rio Grande do Sul
Por Guilherme Gandini | 08 de maio de 2024
Campanha Leão Amigo faz prestação de contas e busca fortalecimento
Por Guilherme Gandini | 08 de maio de 2024
Washington Luís terá abordagens durante a campanha Maio Amarelo