Amanhã, dia 30, a partir das 18h30, o Sesc Catanduva promove palestra sobre o tema 'Desenvolvimento infantil e o uso de telas'. O evento é online e será ministrado por Maria Beatriz Martins Linhares, pesquisadora da área, e pela psicóloga Patrícia Grinfeld.
Maria Beatriz é professora do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (USP). Também está na coordenação do Laboratório de Pesquisa em Prevenção de Problemas de Desenvolvimento e Comportamento da Criança e pesquisadora do Centro Brasileiro de Pesquisa Aplicada à Primeira Infância e é membro do Comitê Científico Núcleo de Ciência pela Infância.
Já Patrícia é sócia-fundadora da Ninguém Cresce Sozinho, plataforma de cuidados em saúde mental que ajuda famílias e empresas nos desafios relacionados à parentalidade e à primeira infância. Como psicóloga, tem pós-graduação em psicoterapia de casal e família e em psicanálise na perinatalidade e parentalidade. Cursa especialização em estimulação precoce e clínica transdisciplinar do bebê.
A palestra programada pelo Sesc deve abordar o fato de que, desde o início da pandemia, as crianças estão passando mais tempo na frente de computadores, celulares e tablets. A preocupação acerca deste tema está na distração passiva durante a primeira infância, onde a tela é usada para entreter a criança, promovendo um estímulo diferente do brincar ao ar livre, por exemplo.
Há pesquisas científicas que apontam que o uso constante e prolongado de telas eletrônicas pode prejudicar o desenvolvimento infantil e ter consequências a longo prazo. A Sociedade Brasileira de Pediatria diz que menores de dois anos não deveriam ser expostos às telas por nenhum período.
Tendo isso em vista, as profissionais da área Maria Beatriz e Patrícia irão buscar mostrar como fazer o uso racional de telas durante o período da primeira infância. Para assistir à transmissão ao vivo é preciso acessar o link disponível no site www.sescsp.org.br/unidades/catanduva.
Autor