Sesc Catanduva tem contação de histórias e show de rock alternativo hoje
Programação infantil ainda terá atividades no sábado e espetáculo circense no domingo
Foto: DIVULGAÇÃO - Duo da Baixada Fluminense, Gorduratrans apresenta terceiro disco de estúdio
Por Guilherme Gandini | 21 de abril, 2022

O Sesc Catanduva apresenta neste feriado de Tiradentes, 21 de abril, a contação de histórias para crianças 'A Fada do Dente Banguela', com a arte-educadora Priscila Rodrigues. A atividade começará às 15 horas na Praça da Mangueira, e terá 60 minutos de duração. 

A história é inspirada no livro de Lulu Lima. “Todos sabemos que quando o dentinho da criança cai, logo vem a Fada do Dente buscá-lo e deixar em troca uma moeda. Mas houve um dia que a própria Fada do Dente se viu com a famosa janelinha e decidiu então fazer uma greve! E agora? Quem será que foi capaz de executar este trabalho?”, indica o Sesc.

A data também será terá show da banda de rock alternativo Gorduratrans no projeto 'Quintas do Sesc', a partir das 20h30. A faixa indicativa é de 14 anos. A duração é de 60 minutos.  

Surgida na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, Gorduratrans é composta por Felipe Aguiar e Luiz Marinho. Após os bem sucedidos álbuns 'repertório infindável de dolorosas piadas' (2015) e 'paroxismos' (2017), o duo apresenta em 2022 seu terceiro disco de estúdio, com lançamento pela Balaclava Records. 

Produzido por Roberto Kramer e Fernando Dotta, o novo trabalho foi gravado por Fernando Sanches no Estúdio El Rocha, em São Paulo, e traz sonoridade mais completa e novas temáticas que vão além das relações amorosas na juventude, marca presente em seus trabalhos anteriores. Nos palcos, Felipe e Luiz estão acompanhados por Pedro Simião (guitarra) e Gabriel Otero (baixo) nessa nova turnê.  

A retirada de convites para as atividades do Sesc deve ser feita com 1 hora de antecedência na Central de Atendimento. Para entrar é necessário apresentar comprovante de vacinação contra Covid-19 (físico ou digital) e um documento com foto. 

Maiores de 12 anos devem apresentar o comprovante contendo as duas doses ou dose única da vacina. Crianças de 5 a 11 anos devem apresentar comprovante evidenciando uma dose. Também é recomendado o uso da máscara cobrindo boca e nariz. 

FINAL DE SEMANA 

No sábado, 23, também haverá contação de histórias para crianças com o projeto “Na volta que o mundo deu”, que se utiliza de um termo bastante utilizado dentro do universo e da roda de capoeira. Nasceu da ideia de misturar contos e fábulas da literatura oral com a linguagem da capoeira Angola, do maculelê, do samba de roda e da puxada de rede. 

As contações de histórias são convites de imersão à cultura popular brasileira e ao deleite de boas estórias recheadas de brincadeiras, cantorias, mexer dos corpos e expressões. A atividade será às 15 horas, com 60 minutos de duração, na Praça da Mangueira do Sesc. 

A contação ficará por conta da Cia. Mandingueiras da Pracinha, formada pelas contadoras de histórias, brincantes e capoeiristas Paula Castro e Camila Signorini, dupla que bebeu na fonte da literatura oral, da literatura escrita, da Capoeira Angola e da Cultura Popular. 

A companhia de São José do Rio Preto atua desde 2017 com narrações de histórias, brincadeiras populares cantadas, vivências e oficinas de manifestações culturais . Em 2021 desenvolveu os seguintes projetos contemplados em editais culturais: 'Na volta que o mundo deu' (ProAC LAB) e 'Arupemba, Arupemba: Ô, entra na roda!' (Lei Aldir Blanc Rio Preto).

CURSO 

O curso 'Gestão de projetos socioculturais', com David Yauri, arte-educador do Sesc, será realizado no sábado, às 15 horas, no Espaço de Tecnologias e Artes. A atividade terá duração de 120 minutos e é direcionada para maiores de 16 anos. A participação é gratuita. 

O curso tem por objetivo o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação e gestão de projetos. Auxiliará na transformação de ideias de empreendedores artístico-culturais em projetos sustentáveis e eficazes.  

ESPETÁCULO DE CIRCO 

O espetáculo circense 'Agora é o Momento', com a Cia. Zero, será a atração do domingo, 24, às 10h30. A apresentação é um upgrade na relação e nas habilidades circenses dos palhaços Tirafina e Pirombeta. Nasceu inspirado nos programas de auditório e desde então está em constante transformação e aprimoramento.  

'Agora é O Momento' se agarra no presente, respira o momento, assim como os palhaços se agarram no trapézio para pendurar uma placa. O trapézio traz o risco da queda e o riso, pois de forma atrapalhada, tentam se equilibrar para executar uma simples tarefa de ligar o luminoso antes de começar o show. Preparam o espaço para a grande apresentação de dança acrobática, esta que promete aflorar as melhores energias e a mais alta vibração.

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Stella Vicente | 06 de agosto de 2022
Domingo de manhã tem teatro infantil no Sesc Catanduva
Por Guilherme Gandini | 06 de agosto de 2022
Exposição ‘Signum’, com signos do zodíaco, é convidada para participar da Moarc
Por Guilherme Gandini | 06 de agosto de 2022
Modelo catanduvense de 20 anos desponta no cenário internacional