O projeto “ConscientiZen: um convite ao encontro da natureza do ser”, do Sesc Catanduva, convida todas as pessoas a embarcarem em uma jornada de reencontro com o seu interior, às vezes meio esquecido por conta das atividades e correria do dia a dia. As ações programadas para 18 a 23 de junho possibilitarão que o público explore corpo, mente e consciência por meio de inúmeras atividades, como palestras, cursos, oficinas, aulas abertas e integração em família.
São oportunidades de autoconhecimento, relaxamento e bem-estar físico e mental. É a chance para você olhar para si, gerar conexões com os outros e nutrir um cuidado amoroso pelo planeta. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público em geral.
A primeira palestra será “Uma investigação sobre a verdadeira natureza do ser”, com Marco Schultz, do Simplesmente Yoga, na terça-feira, dia 18, às 19 horas, no Sesc. No encontro, o palestrante apontará caminhos a trilhar na jornada de autoconhecimento e cura, e revelará que, ao longo desse percurso, encontramos guias sábios - amigos, mentores, livros, experiências - que nos ajudam a iluminar o caminho e nos desafiam a expandir nossos horizontes.
Na quarta-feira, dia 19, às 14 horas, e no sábado, dia 22, às 10 horas, haverá aula aberta de confecção de mandalas, com Juliana Cotrim. A prática é terapêutica e criativa, contribuindo para o autoconhecimento e a expressão individual. Ainda na quarta, às 19 horas, Carla Merighi conduzirá a aula aberta de Meditação Ativa – prática que combina movimento físico, respiração consciente e técnicas de meditação para ajudar a acalmar a mente e relaxar o corpo.
A programação da quinta-feira, 20, trará a aula aberta de Tai Chi Chuan exclusiva para pessoas idosas, com os educadores do Sesc, às 14 horas. Tai Chi Chuan é uma arte marcial chinesa, caracterizada por movimentos lentos e fluidos e com foco no controle da respiração e concentração mental. É conhecido por promover relaxamento, equilíbrio e bem-estar geral. Na mesma data, haverá aula aberta de Pilates Solo às 19 horas, com foco na força, concentração, fluidez de movimento e respiração. Os exercícios serão realizados no solo e com acessórios.
A aula aberta de Kemetic Yoga, com Ana Sou, será na sexta-feira, dia 21, às 19 horas. Trata-se de um conjunto de conhecimentos ancestrais africanos do Kemet (Egito antigo). A Yoga de base africana, apesar de pouco difundida no país, traz perspectiva de autocuidado para saúde e como viver e se comportar. Ao invés de reduzir apenas às práticas físicas de posturas, Ana Sou amplia yoga a um conjunto de soluções que ultrapassa a yoga do tapete, aplicando-a na rotina.
No sábado, 22, às 10 horas, os educadores do Sesc realizarão aula aberta de ginástica. A prática corporal em grupo envolverá diferentes tipos de ginástica (artística, rítmica, acrobática, aeróbica e de trampolim) e manifestações culturais como circo, danças, jogos e esportes.
Na mesma data, às 16 horas, haverá aula aberta de Aromaterapia e Yoga, com Gisela Zeghini e Jean Dumbra. A aula temática tem o intuito de unir técnicas de práticas integrativas (PICs) para alcançar equilíbrio entre corpo físico e mente. Já a aromaterapia atua nas emoções, agindo diretamente no sistema límbico, promovendo bem-estar e harmonia. A união dessas técnicas visa ampliar e potencializar os efeitos de ambas, unindo corpo físico e as emoções.
Para fechar a programação, o domingo, dia 23, terá a aula aberta “Unindo gerações: prática integrativa para famílias e crianças”, com Cris Mazin, às 11h30. Em um mundo repleto de demandas e distrações, encontrar momentos de conexão genuína entre as diferentes gerações da família pode ser um desafio. A proposta desse encontro é cultivar laços sólidos que fortaleçam os vínculos familiares e promovam o bem-estar de todos os membros.
Autor