Sesc apresenta Sussurros de Cinema com novo olhar para filmes silenciosos
Trilha sonora produzida especialmente pelo projeto é executada ao vivo durante a exibição do longa estrelado por Buster Keaton
Foto: DIVULGAÇÃO/SESC CATANDUVA - Apresentação do projeto Choro da Casa será simultânea à exibição do filme ‘Sherlock Jr.’, de 1924
Por Guilherme Gandini | 27 de maio, 2022
O Sesc Catanduva apresenta nesta sexta-feira, 27, às 20h30, o projeto Sussurros de Cinema, que propõe novo olhar para filmes silenciosos, através de trilhas sonoras compostas pelo projeto e que são exibidas junto com a projeção dos filmes. A atividade tem classificação livre e entrada gratuita, com convites disponíveis 1 hora antes na Central de Atendimento.
 
A apresentação ficará por conta do projeto Choro da Casa, com exibição do filme 'Sherlock Jr.' [Buster Keaton, 1924]. A trilha executada fará homenagem à chegada do cinema no Brasil, quando a chamada “bela époque brasileira” estava em alta e as salas de cinema da Cinelândia efervesciam.
 
Na época, o ritmo em alta era exatamente o chorinho, assim a trilha foi composta toda pensando neste gênero musical.
 
O projeto Choro da Casa foi criado em 2012 com o intuito de deixar a música brasileira mais acessível à população. Os músicos vêm protagonizando uma série de ações culturais com o objetivo de transformar, educar, ensinar e propagar o choro.
 
O grupo tem Alan Silva no violão 7 cordas, Everton Campos na flauta, Ricardo Perez no pandeiro, Alexandre Peres no cavaquinho e Gabriel Mendeleh na regência. As composições são de Alexandre Peres.
 
O FILME
 
Em 'Sherlock Jr.', um projecionista (Buster Keaton) está estudando para ser detetive e está apaixonado por uma moça. Quando ele a pede em casamento, seu rival rouba a corrente do relógio do pai da menina e o incrimina.
 
O desapontado projecionista volta ao seu trabalho e, enquanto projeta o filme, acaba por dormir. Ele sonha que é o detetive Sherlock Jr., o segundo maior do mundo, e que está investigando o roubo. Enquanto isso, sua namorada descobre a verdade e conta tudo ao seu pai.

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Da Reportagem Local | 21 de abril de 2024
Circuito Sesc de Artes envolve seis municípios da região no mês de maio
Por Da Reportagem Local | 21 de abril de 2024
Flor de Chita encerra circulação de ‘Tarsila’ com público de 1,5 mil pessoas
Por Stella Vicente | 21 de abril de 2024
Filhos da Lua celebra 23 anos hoje com evento especial