Os professores do Senai Catanduva estão desenvolvendo o projeto interdisciplinar "Fogo no mato mata", cujo objetivo é a educação e conscientização dos alunos do curso de Aprendizagem Industrial, visando a uma estratégia preventiva para a problemática que assola o noroeste paulista.
Na última quarta-feira, 17, os alunos assistiram à palestra com o cabo do Corpo de Bombeiros, André Matias Tafuri, que expôs os riscos e o trabalho desempenhado pelo órgão no combate às chamas em toda a região. Tiveram também conversa com o engenheiro civil, Vinicius Perini de Oliveira, e com o motorista Juliano Matheus Mandelli, servidores da Superintendência de Água e Esgoto (Saec), que estão colaborando com o trabalho no combate às chamas.
“Os alunos estão desenvolvendo pesquisas e elaborando instrumentos de comunicação a fim de conscientizar toda a comunidade escolar, bem como a local, quanto a importância do descarte correto de lixo, o não-ateamento de fogo no mato com a finalidade de limpeza, e os prejuízos generalizados causados pelos incêndios que, segundo o próprio Corpo de Bombeiros, em sua grande maioria, são intencionais e não acidentais”, diz a professora e idealizadora do projeto, Ana Vanessa Barbieri.
Também participam do trabalho os professores Carlos Eduardo Aparecido Pereira da Silva, Felipe Augusto Rocha Vieira e Helder Francischetti Pires. Entre os instrumentos que estão sendo desenvolvidos pelos estudantes estão podcast, vídeos, entrevistas com a população e palestras em escolas.
Autor