Senac Catanduva tem 105 vagas em Programa de Aprendizagem
Iniciativa foi desenvolvida conforme a Lei 10.097/2000 e tem papel fundamental no combate ao trabalho infantil
Foto: DIVULGAÇÃO - Programa Senac de Aprendizagem dá oportunidade aos jovens de novas perspectivas e trajetórias profissionais
Por Da Reportagem Local | 10 de junho, 2022
 

No dia 12 de junho é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. O objetivo da data é sensibilizar e motivar uma reflexão na sociedade sobre as consequências da exploração infantil e a importância da realização de ações permanentes e articuladas para a prevenção e a erradicação do trabalho infantil.   

O Programa Senac de Aprendizagem, que foi desenvolvido em conformidade com a Lei 10.097/2000, por exemplo, tem papel fundamental nesta luta porque dá oportunidade aos jovens de novas perspectivas e trajetórias profissionais, que vão refletir em toda sociedade. Nele, o jovem é incentivado a encontrar seu primeiro emprego e tem todos os direitos trabalhistas e previdenciários assegurados por lei, além de ser necessário prosseguir com os estudos.  

“Se torna cada vez mais necessário o incentivo à lei da aprendizagem. Porque, principalmente em um cenário de crise, muitos jovens encontram dificuldades na conquista do primeiro emprego, já que as empresas exigem experiência anterior para contratação. Sem experiência, e necessitando contribuir financeiramente em casa, os jovens acabam em trabalhos informais, na maioria das vezes sem registro, violando seus direitos trabalhistas”, ressalta Orlando Castaldelli Neto, coordenador do Programa Senac de Aprendizagem no Senac Catanduva.  

E para aqueles que estão em busca de uma oportunidade, o Senac Catanduva está com 105 vagas abertas para o programa. Para se candidatar, é necessário ter de 14 a 24 anos incompletos, estar cursando o ensino fundamental ou o ensino médio e encontrar uma empresa que esteja contratando aprendizes. Não há limite máximo de idade se o candidato possuir algum tipo de deficiência.    

“As candidaturas às vagas não são feitas pelo Senac. Porém, várias empresas postam vagas para aprendizes em nossa área exclusiva”, explica Neto. Basta acessar o link https://www.sp.senac.br/jovem-aprendiz-aluno, criar um login, clicar em Oportunidades externas e, em seguida, em vagas de jovem aprendiz. Outra opção é pelo aplicativo TAQE. Para mais informações, acesse o site https://www.taqe.com.br/senac.  

BENEFÍCIOS PARA EMPRESAS  

Além de cumprirem com a Lei da Aprendizagem, as empresas têm a oportunidade de contribuir socialmente na formação de jovens que estão iniciando sua vida profissional.

“Além disso, a empresa contratante tem redução da rotatividade e a retenção dos grandes talentos”, pontua o coordenador do Programa Senac de Aprendizagem no Senac Catanduva. Para empresas dos setores Comércio de Bens, Serviços e Turismo, os cursos da aprendizagem são 100% gratuitos.  

Para conhecer mais sobre o Programa Senac de Aprendizagem, basta acessar o portal www.sp.senac.br/senac-catanduva. O Senac Catanduva fica na rua Santos, 300, Vila Rodrigues. 

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 29 de março de 2024
Empregos crescem 23% em fevereiro e cidade soma 541 vagas no ano
Por Da Reportagem Local | 29 de março de 2024
Casamentos homoafetivos crescem em 2022; Catanduva teve 8 uniões
Por Guilherme Gandini | 28 de março de 2024
Policiais Militares salvam bebê engasgada no Cidade Jardim