Seminário Regional em São José do Rio Preto debate a Equidade Racial 
Encontro acontece na quinta-feira, 28, e contará com a presença de gestores municipais 
Foto: DIVULGAÇÃO - Evento vai debater as ações de enfrentamento de forma participativa, das 8h às 16h, no Hotel Nacional de Rio Preto
Por Da Reportagem Local | 27 de abril, 2022
 

Em continuação ao ciclo de Seminários Regionais promovidos pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional (SDR), por meio da plataforma Municípios em Rede e em parceria com a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), a SDR realiza na quinta-feira, 28, no município de São José do Rio Preto, o Seminário Regional 'Cooperação Estado-Municípios nas Políticas Públicas de Equidade Racial no enfrentamento dos efeitos da pandemia'. A atividade será das 8h às 16h, no Hotel Nacional de Rio Preto.  

A iniciativa tem como objetivo debater as ações de enfrentamento de forma participativa e os avanços e as dificuldades no período de pandemia, sob a perspectiva local e regional. Além disso, os Seminários visam à ampla mobilização sobre temas de interesse de cooperação com o Estado, como programas e ações da SDR com impacto na região, desafios para políticas públicas locais pós-pandemia e perspectivas e apresentação das capacitações oferecidas pela plataforma Municípios em Rede.   

“As dificuldades podem ser parecidas e as soluções propostas por um município podem inspirar as ações de outros municípios da região”, comentou o coordenador do Municípios em Rede, Fernando Montoro.   

Em março de 2021, o Governo de São Paulo lançou o Centro de Equidade Racial, coordenado pela SDR. Ele reúne representantes de todas as secretarias de Estado e tem como objetivo planejar, coordenar, articular e implementar programas e ações de políticas públicas, a fim de promover a equidade racial no Estado de São Paulo.   

O Seminário é gratuito e destinado a técnicos e gestores da administração pública municipal das cidades que compõem a Região Metropolitana de São José do Rio Preto.  

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas em https://municipios-em-rede.sdr.sp.gov.br ou no dia do evento. Todos os participantes receberão certificado. 

HISTÓRICO  

A SDR, em parceria com a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (Fesp-SP), realiza nos meses de março e abril uma série de Seminários Regionais, reforçando o tema Cooperação Estado-Municípios. Os encontros promovem debates entre os participantes sobre os avanços e desafios das ações de enfrentamento aos impactos da pandemia relativos às políticas públicas implementadas pelo Estado e compartilhadas com os municípios: Juventude, Mulher, Gestão Regional, Consórcios Intermunicipais, Equidade Racial e Receitas Municipais.  

PLATAFORMA MUNICÍPIOS EM REDE  

A plataforma Municípios em Rede é um espaço digital de formação e capacitação de servidores e gestores públicos municipais na execução políticas públicas regionais e locais compartilhadas. Tem por objetivo fortalecer a cooperação Estado-Municípios, disponibilizando conteúdos de interesse municipal por meio de Cursos a Distância, Talk Shows, Govcasts, realizando Seminários Regionais e divulgando as ações da SDR.  

Apenas em 2019, a plataforma promoveu 15 Seminários Regionais com 1451 participantes distribuídos por 337 municípios, englobando todas as Regiões Administrativas de SP. 

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Stella Vicente | 28 de março de 2024
Prefeitura de Novais inaugura espaço temático para celebrar a Páscoa
Por Da Reportagem Local | 28 de março de 2024
Concurso do Semae de Rio Preto tem 5.682 candidatos para 28 vagas
Por Da Reportagem Local | 28 de março de 2024
Santa Adélia investe quase R$ 380 mil em recapeamento