A Secretaria Municipal de Educação encerra as atividades da Semana Vocacional, nesta sexta-feira, dia 6. A iniciativa atendeu proposta do vereador Alan Automóveis (PP), que foi concretizada por meio de lei municipal aprovada pela Câmara de Catanduva, com o intuito de oferecer informações sobre carreiras e profissões aos estudantes do Ensino Fundamental - Anos Finais.
De acordo com o setor, embora os alunos do 9º ano ainda tenham o Ensino Médio como etapa obrigatória da Educação Básica, “essa atividade contribui para que novos horizontes profissionais se descortinem e novos sonhos sejam despertados”.
Ao longo da semana, passaram pelas salas de aula profissionais de cursos superiores e técnicos, visando informar os alunos sobre as profissões e as oportunidades de mercado.
Na longa lista de carreiras selecionadas, estão Fisioterapia, Psicologia, Assistência Social, Direito, Recursos Humanos, Enfermagem, Agronomia, Farmácia, Administração, Educação Física, Odontologia, Biomedicina, Nutrição, Pedagogia, Biologia, entre outras.
Participaram do rodízio pelas escolas profissionais de várias instituições de ensino e escolas de capacitação profissional da cidade, tais como Unifipa, Imes Catanduva, Fatec, Microlins, Mundo ABA, CNA, Prepara Cursos e Ensina Mais, além de convidados.
"Estou muito feliz com a aplicação do nosso projeto que vem ao encontro dos anseios de nossa juventude. Devemos mostrar aos jovens das escolas públicas que, apesar das dificuldades enfrentadas, eles têm condições de vencer em diversas profissões. Agradeço a todas as escolas pela recepção que tem me dado e a todos os profissionais que gratuitamente dispõem do seu tempo para dar novas oportunidades aos nossos jovens", enaltece Alan.
Autor