Semana Municipal da Pessoa com Deficiência começa amanhã em Catanduva
Mobilização vai de 15 a 20 de agosto e convida a sociedade a superar barreiras e garantir a inclusão
Foto: ARQUIVO/PREFEITURA DE CATANDUVA - Semana da Pessoa com Deficiência teve passeata e palestras em escolas nos anos anteriores
Por Da Reportagem Local | 14 de agosto, 2022
De 15 a 20 de agosto é celebrada a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência 2022 em Catanduva. A programação terá palestras, painéis e mesas-redondas com o objetivo de discutir maneiras de inclusão, prevenção e combate à violência contra pessoas com deficiência.  
 
A fim de atingir o maior de número de pessoas, as ações vão ocorrer em espaços variados da cidade.   
 
A Semana Municipal da Pessoa com Deficiência é organizada pela Arcos, Apae Catanduva, Apae Palmares Paulista, Corujas do Bem e Instituto dos Deficientes Visuais de Catanduva (IDVC). Além delas, são instituições parceiras o Centro Universitário Padre Albino - Unifipa e o Senac Catanduva.  
 
A programação tem início às 19h30 da segunda-feira, dia 15, com a palestra “Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência - LBI”, ministrada por Ana Paula Polachini. Será no auditório da Fundação Padre Albino, dentro do campus do Hospital Emílio Carlos, localizado na rua dos Estudantes, 225, Parque Iracema. O evento é acessível em Libras e a classificação indicativa é livre.  
 
Para a terça-feira, dia 16, às 19h30, está marcada mesa-redonda com o tema 'Visão multidisciplinar sobre o conceito de deficiência' no auditório da Fundação Padre Albino - Campus São Francisco, localizado na rua do Seminário, 281, no bairro São Francisco.  
 
Os participantes serão Marcelo Lavezo (docente do curso de Direito da Unifipa), Lidiane Augusta Ferrari Botteon (docente do curso de Pedagogia), Nilce Barril (docente do curso de Medicina) e Paulo Celso Pereira (docente do curso de Psicologia), além do mediador, professor Francisco Rodrigues Neto. A atividade também é acessível em Libras e livre para todas as idades.  
 
Para a manhã de quarta-feira, dia 17, às 9h30, está marcada mesa-redonda intitulada 'A importância da Inclusão no Mundo do Trabalho' com a equipe do Pet Trampolim. O evento será no auditório do Senac, localizado na rua Santos, 300, na Vila Rodrigues. Também é um evento acessível em Libras e com classificação indicativa livre.  
 
Já no período da noite, às 19h30, será promovido fórum sobre 'A importância da Estimulação no processo de Inclusão Social' com a equipe multidisciplinar da Apae de Catanduva no anfiteatro da Prefeitura de Catanduva, localizado na Praça Conde Francisco Matarazzo, 1, Centro.
 
Na quinta-feira, dia 18, às 19h30, será realizado painel com o título de 'O trabalho das entidades sociais de apoio à pessoa com deficiência'. Os palestrantes serão os representantes da Apae Catanduva, Apae Palmares Paulista, IDVC e Projeto Corujas do Bem. O evento é acessível em Libras, tem indicação livre e será no auditório do Senac.  
 
Para sexta-feira à tarde, exatamente às 16 horas, está marcada palestra no Projeto Corujas do Bem, localizado na rua Igarapava, 294, no Jardim Alpino. O tema será 'Atualizações sobre o Transtorno do Espectro do Autismo - TEA' e a classificação indicativa é livre.  
 
O encerramento da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência será no sábado, dia 20, às 9 horas, na Legião Mirim de Catanduva, que fica na rua Municipal, 1.127, no bairro Higienópolis.  
 
Os interessados em participar podem realizar a inscrição por meio de formulário divulgado nas redes sociais dos organizadores. Será emitido certificado de 30 horas homologado pela Secretaria de Educação do Município para contagem de pontos para profissionais da área. 

 

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 23 de abril de 2024
Feira do Livro Espírita mantém tradição e vende 1,2 mil exemplares
Por Da Reportagem Local | 23 de abril de 2024
Enfermagem dos hospitais Padre Albino e Emílio Carlos promove Abril Laranja
Por Da Reportagem Local | 23 de abril de 2024
Fameca abre inscrições para Simpósios de Cefaleia e de Epilepsia