Semana de Música debate novas formas de utilização da técnica no ambiente escolar
Evento apresentou experiências e relatos de profissionais de diferentes campos de atuação nos dias 19 e 20 de maio
Foto: Comunicação/FPA - Música é uma das ferramentas de estímulo para o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e sócio emocional nos alunos
Por Da Reportagem Local | 31 de maio, 2022
 

O curso de Pedagogia do Centro Universitário Padre Albino - Unifipa realizou a II Semana de Música: som e foco do curso de Pedagogia. O objetivo foi oferecer aos participantes espaço de reflexão sobre a importância da música como uma das ferramentas pedagógicas utilizadas com crianças e jovens, especialmente como possibilidade transformadora e de inclusão social. 

O evento, ao trazer experiências e relatos de profissionais de diferentes campos de atuação, permitiu aos estudantes do curso, egressos, professores e convidados refletirem sobre novas formas de utilização da música no ambiente escolar, como estímulo para o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e sócio emocional nos alunos. 

No dia 19 de maio, as atividades foram realizadas no Campus Sede. A abertura foi feita pela professora Maria Sílvia Azarite Salomão, coordenadora do curso de Pedagogia, seguida de apresentação do coral 'Vozes da Pedagogia'.  

Depois houve a mesa redonda 'Música em pauta: o impacto da música na educação de crianças e jovens em situação de risco', com mediação de Gabriel Yanni Ocon, professor e músico, egresso do curso de Pedagogia, e participações de Martha Ocon, professora de Canto Coral, preparadora vocal e regente, da professora Odete Adelina Tinti, graduada em Letras e Pedagogia, pós-graduada em AEE e Neuropsicopedagogia, e Maria Ângela Tomanin, graduada em Psicologia, educadora social, psicóloga social e clínica e psicoterapeuta corporal. 

Na sexta, 20, as atividades foram no Anfiteatro Padre Albino com apresentação cultural da peça teatral 'Villa para crianças - Um mergulho na história do maestro e compositor Heitor Villa-Lobos'.  

Para finalizar, a roda de conversa com o tema 'Canto e Encanto: as influências e inspirações do artista atuante na Educação Formal' com os convidados Lucas Alves, ator e redator, integrante do Grupo Flor de Chita, Priscila Rodrigues, atriz, cantora, contadora de histórias, pedagoga e integrante do Grupo Flor de Chita, Rafael Back, ator, arte-educador, diretor de teatro e cinema, estudante de Pedagogia e produtor cultural fundador da Associação Dell’Arte e do Grupo Flor de Chita, Rafael Jorda, ator, arte-educador, contador de histórias e integrante do Grupo Flor de Chita, Sula Ocon, arte-educadora, cantora, instrumentista, professora de música e musicalização infantil também integrante do Grupo Flor de Chita, e Yara Maria Batista dos Santos, atriz, arte-educadora e integrante do Grupo Flor de Chita. 

O evento contou com a participação da professora Silene Fontana, pró-reitora Acadêmica da Unifipa, bem como com a coordenação e docentes do curso de Pedagogia. 

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 18 de abril de 2024
Sesc Catanduva apresenta ‘É pra Jazz’ com Henrique Mota Trio esta noite
Por Da Reportagem Local | 18 de abril de 2024
Feirart volta a ser realizada em Catanduva no mês de maio
Por Guilherme Gandini | 17 de abril de 2024
Artistas brasileiros expõem obras no Salão de Arte de Luxemburgo