Semana de Combate ao Escorpionismo em Itajobi busca a conscientização
A importância da ação leva em conta a necessidade de reduzir os casos de acidentes com escorpiões, que podem causar sérias complicações
Crédito: Divulgação/Ministério da Saúde - Semana do Escorpionismo é oportunidade para unir esforços e promover a segurança de todos
Por Da Reportagem Local | 01 de setembro, 2023

A Semana de Combate ao Escorpionismo em Itajobi, que aconteceu de 28 de agosto a 1º de setembro, tem como objetivo conscientizar a população sobre os perigos representados pelos escorpiões e promover a prevenção e o combate a essa ameaça à saúde pública.

A importância da iniciativa se dá pela necessidade de reduzir os casos de acidentes com escorpiões, que podem causar sérias complicações, principalmente em crianças e idosos. Além disso, a mobilização da comunidade é crucial para evitar a proliferação dos aracnídeos, que são atraídos por condições favoráveis, como acúmulo de entulho e lixo.

Durante a última semana, diversas atividades foram realizadas para informar a população sobre como prevenir picadas de escorpião e o que fazer em caso de acidente.

Algumas das formas de combate incluem limpeza e organização: manter a casa e o quintal limpos, livres de entulhos e acúmulos de materiais que possam servir de abrigo para escorpiões; instalar telas em ralos e janelas, além de vedar frestas e buracos nas paredes, para evitar a entrada dos escorpiões nas residências; e contratar serviços de controle de pragas para eliminar os escorpiões e suas presas, como baratas e grilos. Além disso, ao trabalhar em áreas suscetíveis à presença de escorpiões, é importante usar calçados fechados e luvas para proteção.

Na área de educação pública, as metas são a realização de palestras, distribuição de panfletos informativos e promoção de campanhas de conscientização sobre os perigos dos escorpiões e as medidas de prevenção. Outro compromisso é fazer a busca ativa, ou seja, realizar inspeções periódicas em casa e áreas próximas em busca de escorpiões, eliminando-os sempre que encontrados.

Segundo a prefeitura, a Semana de Combate ao Escorpionismo em Itajobi desempenha papel crucial na proteção da saúde da comunidade, ao mesmo tempo em que ajuda a reduzir a presença desses aracnídeos perigosos em ambientes urbanos. Trata-se de uma oportunidade para unir esforços e promover a segurança de todos contra essa ameaça.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 27 de abril de 2024
Correios implanta CEP por logradouro em Pindorama e outros 16 municípios
Por Da Reportagem Local | 27 de abril de 2024
Elisiário faz apresentações teatrais sobre dengue nas escolas e no Cras
Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Projeto itinerante Movimento & Saúde chega a Itajobi neste sábado