De 14 a 17 de agosto, Catanduva celebrará a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência. A programação terá palestras e conversas com o objetivo de discutir temas relacionados ao tema inclusão. O evento é gratuito e aberto a todos e não é necessário realizar inscrição prévia. A sugestão de entrada aos participantes é colaborar com um quilo de alimento não perecível.
No dia 14, segunda-feira, a palestra será no Clube de Tênis, às 19h30, com a ex-deputada estadual Célia Leão, presidente do Comitê Lide Inclusão e convidada do Sebrae/SP, e também ex-secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo. O tema abordado será “Lutas e conquistas das Pessoas com Deficiência” e a sugestão de entrada é um quilo de alimento não perecível.
Já no dia 15, terça-feira, a palestra acontece às 9 horas no auditório da Apae Catanduva, situada na rua Anuar Pachá, nº 200. O palestrante será José Carlos do Carmo, conhecido também como Dr. Kal, graduado em Medicina pela Universidade de São Paulo e mestrado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo.
Trabalha como Auditor Fiscal na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em São Paulo e foi um dos idealizadores da Câmara Paulista pela Inclusão das Pessoas com Deficiência no Mercado do Trabalho. Por meio dela promove diferentes ações e campanhas pela valorização da diversidade, em especial, a inclusão e a acessibilidade. Dessa forma, Dr. Kal irá falar sobre o tema “Lei de cotas - situação atual e perspectivas”.
Por fim, no dia 17, quinta-feira, haverá um bate papo sobre as experiências e vivências na tenda externa do Sesc Catanduva a partir das 19h30. Os convidados são o tenista em cadeira de rodas, Rafael Medeiros, e a educadora Gabriela Augusto.
Rafael já participou de três Paralimpíadas, disputou 10 mundiais e possui 11 títulos de simples e 47 de duplas. Já jogou duas vezes o Masters de duplas, que reúne as oito melhores duplas do mundo. Sua melhor posição no ranking mundial foi 24° em simples e 29° em duplas e já foi 2° no ranking do Brasil em simples e 1º em duplas.
Já Gabriela é formada em Marketing, pós-graduada em Educação Especial e Aprendizagem Criativa. Ela trabalha com educação e projetos há 13 anos e adora mudar de cidade e se aventurar com sua cadeira de rodas. Atuou como Presidente de Conselho Municipal e é palestrante motivacional atuando no contexto de diversidade e inclusão desde 2016.
A Semana Municipal da Pessoa com Deficiência é realizada pela Arcos - Associação e Rede de Cooperação Social, com a organização das Apaes de Catanduva e Palmares Paulista e projetos Corujas do Bem e Delta. A ação ainda tem apoio e parceria de diversas empresas e instituições de ensino.
Autor