Acontece de 23 a 27 de setembro a VI Semana da Farmácia Unifipa com o tema "Protagonismo Farmacêutico". O evento é voltado para graduandos em Farmácia, alunos do curso Técnico em Farmácia e profissionais da área e visa fortalecer o papel do farmacêutico nas diversas áreas da saúde. A programação, que será realizada no campus sede da Unifipa, conta com palestras, minicursos e workshops, todos com início previsto para as 19h15.
A abertura oficial, no dia 23 de setembro, terá a presença de Anderson Almeida, farmacêutico e delegado adjunto do Conselho Regional de Farmácia da Seccional de São José do Rio Preto, que abordará o tema "Ser um profissional de sucesso", sobre os caminhos para o desenvolvimento na carreira farmacêutica.
Nos dias 25 e 26 de setembro a programação incluirá três minicursos gratuitos com vagas limitadas. Entre os temas abordados estão "Conceitos básicos e práticas para aplicação de injetáveis"; "Hematologia aplicada à farmácia" e "Manipulação de fitoterápicos".
Simultaneamente será realizado o workshop "Perícia Criminal - Desvendando manchas de sangue em locais de crime", com 50 vagas disponíveis e inscrições obrigatórias pelo site da instituição (unifipa.edu.br/cursoslivres).
No dia 24 de setembro o workshop "Espalhando conhecimentos farmacêuticos" será voltado para alunos do Ensino Médio e de cursos técnicos, proporcionando imersão nas rotinas e práticas da graduação em Farmácia.
O encerramento, no dia 27 de setembro, terá mesa redonda composta por ex-alunos do curso de Farmácia que discutirão a "Empregabilidade Farmacêutica", oferecendo aos participantes a oportunidade de refletir sobre os desafios e oportunidades do mercado de trabalho.
A coordenadora do curso, professora Roberta Viola, ressalta a importância do evento para a formação dos estudantes: "A Semana da Farmácia é oportunidade de integração entre o conhecimento acadêmico e as práticas profissionais. Os participantes terão contato direto com temas fundamentais para o desenvolvimento de suas carreiras, além de estarem em contato com profissionais experientes, o que fortalece ainda mais o protagonismo do farmacêutico em diferentes áreas da Saúde."
Autor