Semana da Farmácia traz o farmacêutico como agente no tratamento da ansiedade
Palestras e oficinas trabalharam a contribuição do profissional no cuidado da doença; evento reuniu cerca de 115 pessoas
Crédito: Divulgação/FPA - Evento abordou tema ‘Multidisciplinaridade no cuidado da ansiedade’
Por Da Reportagem Local | 10 de novembro, 2023

Cerca de 115 participantes entre alunos e profissionais da área participaram da V Semana da Farmácia da Unifipa. O evento, que aconteceu de 30 de outubro a 1º de novembro, no campus sede da instituição, teve como tema central a “Multidisciplinaridade no cuidado da ansiedade: um olhar farmacêutico”, demonstrando através das atividades a importância do trabalho do farmacêutico junto aos outros profissionais da saúde no cuidado e tratamento da ansiedade.

Palestrantes e especialistas do campo farmacológico discutiram as causas e bases neurológicas da ansiedade, bem como os medicamentos e suas manipulações que tratam a doença.

“Procuramos demonstrar a competência e comprometimento do profissional farmacêutico na gestão dos aspectos farmacológicos da ansiedade. O profissional desempenha papel fundamental na promoção da saúde mental e no bem-estar dos pacientes, fortalecendo a importância de sua atuação junto a outros profissionais da saúde”, destacou a coordenadora do curso de Farmácia da Unifipa, Roberta Zancheta Viola.

No primeiro dia do evento foram ministradas as palestras “As bases neurobiológicas da ansiedade e medicamentos”, pela médica da família e especialista em saúde mental Dra. Michele Peres Moraes. Em seguida, a farmacêutica Roberta Porto falou sobre a “Importância da triagem farmacêutica e a prática da auriculoterapia na ansiedade”.

O tema central foi abordado no segundo dia com realização de mesa redonda falando das formas e terapias alternativas, saúde mental e nutrição que auxiliam no processo de cura. Os profissionais convidados foram Eliane Zeni Orlando, farmacêutica especialista em Homeopatia e Florais de Bach; Juliana Cristina Banhos, psicóloga especialista em saúde mental; Larissa Francielli de Souza, farmacêutica supervisora de Assistência Municipal da Atenção Primária à Saúde; Renata Melhado, nutricionista especialista em nutrição clínica e ortomolecular.

No encerramento, aconteceram os minicursos organizados pelos docentes. Temas inéditos colocaram os participantes em contato prático com normas e procedimentos que capacitam o profissional de farmácia.

A farmacêutica e docente Sheila Freitas ensinou os “Conceitos básicos e práticas para aplicação de injetáveis”; professora Jussara Sperandio abordou as “Práticas de Primeiros Socorros”; falando sobre “Semiologia Farmacêutica”, o professor Luiz Ricardo Pero Vecchia; “Manipulação de formulações farmacêuticas para ansiedade”, com professor Luiz Fabiano de Lemos Marcolin; e a “Atuação dos fármacos no desenvolvimento embrionário”, ficou por conta do professor Lucas Possebon.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 27 de abril de 2024
Apoio ao Estudo firma parceria com TG para realizar palestras aos jovens
Por Guilherme Gandini | 27 de abril de 2024
Professora cria método baseado no Chaves para correção de provas
Por Da Reportagem Local | 27 de abril de 2024
Agrishow terá mais de 800 marcas e presença de empresas da região