Secretário suspende feriado para unidades geridas pelo Mahatma
Folga continua valendo para funcionários dos demais setores da saúde municipal; órgãos não vão funcionar por cinco dias seguidos
Foto: ARQUIVO/PREFEITURA DE CATANDUVA - Até mesmo a Farmácia Municipal não funcionará durante o mega feriado da Prefeitura
Por Rodrigo Ferrari | 20 de outubro, 2022

Enquanto muitos servidores municipais de Catanduva comemoraram o mega feriado concedido pelo decreto de Padre Osvaldo de Oliveira Rosa (PSDB), que deixará órgãos públicos fora de funcionamento por cinco dias seguidos, entre o fim deste mês e o início do próximo, alguns trabalhadores que atuam no atendimento à população não têm motivos para celebrar.

Decreto publicado pelo secretário municipal de Saúde, Rodrigo das Neves Cano, suspendeu o feriado de 31 de outubro, relativo ao Dia do Servidor Público Municipal, e também o ponto facultativo do dia 1º de novembro em todas as unidades de saúde geridas por organizações sociais de saúde.

A medida afetará as unidades básicas de saúde (UBSs) e a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA 24h), cuja gestão terceirizada é feita pela Associação Mahatma Gandhi. A portaria não especifica o motivo da suspensão, mas é provável que tenha relação com o fato de saúde ser considerada um serviço essencial.

Por outro lado, a folga do Dia do Servidor Público costuma ser desfrutada apenas por funcionários que integram o quadro de órgãos municipais. Nas unidades terceirizadas, os trabalhadores são todos da iniciativa privada, embora atuem prestando serviços considerados públicos.

Outros setores da Secretaria Municipal da Saúde, como os agentes de saúde, a Equipe Municipal de Combate ao Aedes aegypti (EMCAA), Centro de Zoonoses, aos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e até mesmo a Farmácia Municipal não funcionarão durante o mega feriado da Prefeitura de Catanduva.

Conforme o jornal O Regional noticiou na semana passada, Padre Osvaldo publicou decreto na semana passada, alterando a celebração do Dia do Servidor Público de 28 de outubro (sexta-feira) para dia 31 (segunda). Ele também determinou que 1º de novembro será ponto facultativo, quando o trabalho é opcional. Na prática, os serviços contemplados pelo decreto do prefeito não funcionarão nesse dia.

Por fim, na quarta-feira será celebrado o Dia de Finados, feriado nacional no Brasil. A iniciativa da prefeitura foi seguida pela Câmara Municipal. Na prática, as repartições públicas de Catanduva, exceto as que foram excluídas do decreto, só voltarão a atender ao público na quinta-feira (3 de novembro).

Autor

Rodrigo Ferrari
É jornalista de O Regional.

Por Guilherme Gandini | 08 de maio de 2024
Transporte coletivo ganha oito ônibus novos em aporte de R$ 6,4 milhões
Por Guilherme Gandini | 07 de maio de 2024
Cartório Eleitoral faz quase 150 atendimentos no plantão do final de semana
Por Guilherme Gandini | 07 de maio de 2024
Mais três cidades da região obtêm aval para construir unidades de saúde