Secretário estadual de Educação inaugura Centro de Inovação na Escola Barão
Novo núcleo oferece 18 trilhas de aprendizagem na área de tecnologia, programação e criatividade
Foto: RODRIGO FERRARI - Centro conta com equipamentos modernos para diversas atividades
Por Guilherme Gandini | 01 de abril, 2022
 

O secretário da Educação de São Paulo, Rossieli Soares, inaugurou na quarta-feira, 30, o CIEBP - Centro de Inovação da Educação Básica Paulista, núcleo instalado na Escola Estadual Barão do Rio Branco. A cerimônia foi prestigiada pelo vice-prefeito Cláudio Romagnolli (PSDB), pela secretária municipal de Educação, Cláudia Cosmo, a dirigente de Ensino, Luciana Bianchin Lopes Pereira, além de prefeitos da região e outras autoridades. 

O CIEBP tem a missão de promover e impulsionar a inovação no ambiente educacional. Segundo a Diretoria de Ensino, o espaço permitirá a criação, desenvolvimento, avaliação e a disponibilização de práticas e tecnologias para atenderem aos desafios da Educação Pública contemporânea. 

O núcleo possui sete espaços para receber gestores, professores, estudantes e pessoas da comunidade que estiverem dispostas a criar e inovar: Hub de Inovações, programação descomplicada, cultura digital, estúdio, cultura maker, robótica e modelagem, prototipagem e fabricação digital.

O centro conta com equipamentos modernos para diversas atividades: programação robótica, jogos digitais, pesquisa e ideação de projetos, pequeno estúdio de gravação, locução, sala maker de criatividade visual, prototipagem, fabricação digital, além de um Hub Educacional.  

“A gente está falando do futuro dos jovens. Eles têm uma perspectiva de aprendizagem de 18 trilhas, desde como se relacionar com a tecnologia, se quiser ser youtuber, se quiser ter algum tipo de atividade nesse sentido, até a programação em si – começa com ideação, vai para programação descomplicada, chegando inclusive a soluções de problemas da comunidade local” frisou Soares. 

Segundo o secretário, ao se aprofundar nesses conhecimentos, o aluno também aprenderá ciências, matemática e tudo o que estiver relacionado. “Tudo isso está relacionado à educação e as trilhas vão ajudar enormemente nossos alunos.” 

“Tenho certeza de que a instalação do CIEBP em nosso município proporcionará a descoberta de muitos talentos. Também é nossa missão como educadores criar espaços e oportunidades para que a comunidade escolar usufrua de inovação e tecnologia”, frisa a dirigente regional de Ensino, professora Luciana Bianchin Lopes Pereira. 

A cerimônia de inauguração teve apresentação de alunos do Barão, que encenaram cenas de violência da guerra na Ucrânia. A coordenação do novo polo tecnológico ficará por conta do professor Alex de Britto Almeida, que atuará junto com o diretor da escola, professor Ricieri José Brambilla. 

CANDIDATURA 

Na entrevista ao Jornal O Regional, o secretário Rossieli Soares frisou que, diante de seu eventual desligamento do cargo, com intuito de se candidatar a deputado federal, o projeto terá continuidade. “Toda política que é boa e funciona, ela vai ter continuidade. Não é do governo, tem que ser política pública. Ela está sendo criada justamente para avaliar como a gente melhora e cresce”, disse. 

Sobre a possível candidatura, ele confidenciou que tomará a decisão até sábado, limite do prazo. “É uma decisão que ainda não tomei, mas tenho a possibilidade. Estamos avaliando. Tenho até sábado para decidir, ainda com muito frio na barriga, porque nunca concorri a nada. Ainda ouvindo algumas pessoas sobre essa decisão, especialmente minha família nessa reta de decisão.” 

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Guilherme Gandini | 29 de março de 2024
Empregos crescem 23% em fevereiro e cidade soma 541 vagas no ano
Por Da Reportagem Local | 29 de março de 2024
Casamentos homoafetivos crescem em 2022; Catanduva teve 8 uniões
Por Guilherme Gandini | 28 de março de 2024
Policiais Militares salvam bebê engasgada no Cidade Jardim