Secretário de Saúde pede ajuda da população para combate à dengue
Adriano César de Araújo apresentou dados financeiros do 3º quadrimestre de 2024 e falou sobre a luta contra o Aedes
Foto: Câmara de Catanduva - Adriano Araújo (segundo da esq. para a direita) junto aos vereadores na Audiência Pública
Por Da Reportagem Local | 01 de março, 2025

A Secretaria Municipal de Saúde prestou contas em Audiência Pública realizada na sexta-feira, 28, no plenário da Câmara de Catanduva. A audiência ocorreu das 10h às 11h55 e serviu para prestar contas do 3º quadrimestre de 2024. A audiência segue artigo 36 inciso 5º da Lei Complementar nº 141/2012, de 13 de janeiro de 2012.

Foram analisados dados sobre o montante financeiro do período e a fonte de recursos aplicados na saúde do município nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro de 2024.

Estiveram presentes os vereadores David Roger, Pastor Júlio Zanini, Manoel Gol de Ouro e Ivan Bernardi, além de servidores da Secretaria de Saúde e moradores. Os trabalhos na audiência foram coordenados pelo secretário municipal de Saúde, Adriano César de Araújo.

“A cada quatro meses nós apresentamos um resumo geral do que a Saúde tem feito e as questões financeiras. Nesse caso, além dos dados referentes ao terceiro quadrimestre, nós também fizemos um resumo geral do ano. Toda a questão financeira, qual foi o custo da saúde de Catanduva, origem das receitas, toda a produção da rede de saúde, discutimos as principais dificuldades e falamos um pouco sobre a dengue”, resumiu Araújo.

Sobre a dengue, o secretário pediu auxílio dos moradores para fortalecer o combate ao mosquito transmissor da doença. “Atualmente 80% dos casos de Dengue do Brasil estão concentrados na região Sudeste. O Estado de São Paulo está em estado epidêmico, assim como nossa região e como o nosso município. Para combater o mosquito, temos que ter total apoio da população.”

Adriano Araújo também disse que, no Estado de São Paulo, 90% dos focos são encontrados dentro das residências. Em Catanduva, os criadouros estão dentro das casas em 80% dos casos.

“É fundamental o apoio do morador. Água parada nunca. Bebedouro para pets estão sendo alvo de larvas e temos que ter atenção a isso. O cidadão deve fazer o básico: sal nos ralos, detergente nos potinhos atrás da geladeira, não deixar acumular água em recipientes, entre outras ações que visam à limpeza das casas”, completou.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 27 de setembro de 2025
Processo seletivo da Educação tem prova neste domingo
Por Guilherme Gandini | 26 de setembro de 2025
Nilton Candido diz que aumento do IPTU vai elevar desemprego
Por Guilherme Gandini | 25 de setembro de 2025
Roberto Cacciari lamenta alta do IPTU sem devolutiva à população