Secretária diz que ‘esvaziamento’ do Claudiomar Couto foi gradativo
Claúdia Cosmo afirmou que a escola não possuía professores efetivos e, na prática, já funcionava dentro do Graciema
Foto: O Regional - Graciema recebeu, oficialmente, alunos, docentes e funcionários do Claudiomar Couto
Por Guilherme Gandini | 22 de janeiro, 2023

A Secretaria Municipal de Educação manifestou-se ao jornal O Regional, após questionamento feito sobre a extinção da Escola Municipal de Ensino Supletivo Fundamental e Médio Prof. Claudiomar Couto que, historicamente, funcionou dentro do complexo do CAIC.

De acordo com a professora Cláudia Cosmo, secretária municipal de Educação, o “esvaziamento” da unidade de ensino do Solo Sagrado foi gradativo e impulsionada pela redução da demanda da Educação de Jovens e Adultos, a EJA, foco da escola desde sua origem.

Ela relembrou que o Claudiomar Couto funcionou dentro do CAIC até 2021 e, quando as aulas presenciais foram retomadas após a interrupção ocasionada pela pandemia do coronavírus, as turmas foram transferidas para o prédio da escola Graciema Ramos da Silva, nas proximidades.

“Transferimos os alunos por ser um prédio [a escola Graciema] com a estrutura melhor para que os alunos pudessem ter as aulas no período noturno”, explica a secretária.

Além disso, a diretora e a equipe gestora do Graciema e do Claudiomar já eram os mesmos desde o concurso público desses profissionais, ou seja, as duas escolas já eram vinculadas. “Não se tinha no Claudiomar nenhum professor efetivo, a última aposentou no ano passado.”

Sem professores efetivos, garante Cláudia Cosmo, a escola Claudiomar Couto estava impossibilitada de manter a Associação de Pais e Educadores Municipais (Apem).

“Diante dessa situação, a escola não tinha mais como ter uma conta para manter as despesas internas. Sendo a equipe gestora a mesma do Graciema, funcionando dentro do Graciema, não tendo mais professor efetivo ou condições de manter a parte burocrático-financeira, não havia mais o que fazer além da extinção do Claudiomar e vinculação total ao Graciema”, arremata.

RESOLUÇÃO

Conforme noticiado por O Regional, resolução publicada pela Secretaria Municipal de Educação na quarta-feira, 18, extinguiu a escola municipal Prof. Claudiomar Couto, transferindo alunos, docentes e funcionários, bem como o acervo documental, para a escola Graciema.

As Horas de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC) dos docentes com aulas na EJA, que pertenciam à Claudiomar Couto, serão feitas na nova unidade às terças-feiras, das 17h30 às 18h50 (Professor I – Termos Iniciais) e das 17h30 às 18h50 (Professor II – Termos Finais).

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Da Reportagem Local | 20 de novembro de 2024
André Trigueiro aborda saúde mental e prevenção ao suicídio em Catanduva
Por Guilherme Gandini | 20 de novembro de 2024
Simpósio sobre neurodesenvolvimento infantil terá série de palestras
Por Guilherme Gandini | 20 de novembro de 2024
Programa Campo Limpo entrega prêmios na escola Darci