Secretaria de Saúde mantém Equipes de Saúde Bucal apesar de suspensão de repasses
Município deixou de receber recursos federais referentes a três equipes
Foto: ARQUIVO/O REGIONAL - Equipes descredenciadas atuam no Salles, Soto e Vertoni
Por Guilherme Gandini | 21 de abril, 2022
 

A Secretaria de Saúde de Catanduva manterá o atendimento das três Equipes de Saúde Bucal (ESB) descredenciadas pelo Ministério da Saúde, apesar da suspensão dos repasses de recursos federais. Os profissionais atuam nas unidades de saúde do Jardim Salles, Vertoni e Vila Soto. 

“Não desfizemos as equipes. Elas continuam e vão continuar trabalhando, atuando, atendendo os pacientes. Não vai ter nenhum prejuízo para a população”, ressaltou o secretário de Saúde, Rodrigo Neves, em entrevista a O Regional. 

“É preciso deixar claro que foi uma questão de financiamento federal. A gente recebia um valor por cada equipe e por conta de alguns problemas burocráticos que nós não estávamos errados, foi uma falha do Ministério da Saúde, eles cancelaram três equipes, e a gente vai deixar de receber por essas três equipes até que a gente consiga reverter essa situação”, completou. 

Segundo o gestor, a Secretaria de Saúde busca a solução para o caso e, depois dos ajustes, o município deverá receber os recursos referentes às três equipes de forma retroativa. “Isso já aconteceu antes e agora de novo, então acredito que logo a gente consiga resolver a questão.” 

O descredenciamento das Equipes de Saúde Buscal está relacionado à homologação de Equipes de Atenção Primária. “Cada ESB deve estar vinculada à duas Equipes de Atenção Primária (EAP) homologadas. O descredenciamento se deve ao fato das EAPs não estarem homologadas.” 

Segundo o setor, as equipes de EAP foram credenciadas, mas por alguma razão duas delas não foram homologadas. A decisão do Ministério da Saúde foi publicada no Diário Oficial da União, reduzindo o subsídio direcionado a três das 24 equipes credenciadas pelo município. 

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Da Reportagem Local | 25 de abril de 2024
Prefeitura de Itajobi rebate denúncia de maus-tratos a animais
Por Da Reportagem Local | 25 de abril de 2024
SP vai reconhecer resultados de escolas municipais na alfabetização
Por Guilherme Gandini | 24 de abril de 2024
Repasses de ICMS ficam estáveis no primeiro trimestre após recuo