Secretária de Educação confirma Fluência Leitora e pede regularidade na reta final
Cláudia Cosmo diz que empenho das famílias é essencial para que avaliações sejam feitas
Foto: Reprodução/Facebook - Cláudia confirmou que crianças do 2º ano do Ensino Fundamental serão avaliadas
Por Guilherme Gandini | 22 de novembro, 2023

A secretária municipal de Educação, Cláudia Cosmo, confirmou a adesão do município ao programa Fluência Leitora, da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo (Seduc-SP). “Aderimos a esse programa e estamos participando de todas as etapas desde que ele foi implantado”, diz.

O objetivo do programa Fluência Leitora é acompanhar o desenvolvimento das crianças do 2º ano do Ensino Fundamental no que compete à leitura e à escrita.

“As competências de leitura e escrita são fundamentais para que a pessoa se desenvolva e, principalmente, para que possa ter condições de exercer sua cidadania plena”, diz a educadora.

Ela lembra, também, que as normas federais orientam que o processo de aquisição da leitura e da escrita tem que acontecer até no máximo ao final do terceiro ano para aquelas crianças que não se enquadram no público-alvo da educação especial, pois para estes o tempo é sempre mais estendido para aquisição da habilidade.

Com isso, todas as crianças matriculadas nas turmas do 2º ano das 15 escolas municipais de Ensino Fundamental vão participar das avaliações.

“Pedimos o empenho das famílias para que, neste final de ano, início do mês de dezembro, não deixem de enviar as crianças para a escola, porque todas essas avaliações são extremamente importantes, não apenas do ponto de vista quantitativo, mas sobretudo qualitativo para que nós possamos estabelecer os patamares de uma educação de qualidade, identificar onde estão as maiores lacunas e poder intervir pedagogicamente sobre elas”, recomenda.

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Guilherme Gandini | 20 de novembro de 2024
Catanduva avança no mercado externo e ocupa a 36ª posição em SP
Por Guilherme Gandini | 19 de novembro de 2024
Padre Osvaldo prorroga conclusão da Casa Pet e da Casa da Juventude
Por Guilherme Gandini | 12 de novembro de 2024
Provas do Saresp atrasam e aplicação fica para a semana que vem