Secretaria da Saúde de Santa Adélia faz mutirão de castração de animais
Cerca de 50 cadelas foram beneficiadas com o projeto; castração é a solução mais correta no controle de reprodução
Foto: DIVULGAÇÃO - Campanha de castração beneficiou 50 cães em Santa Adélia
Por Da Reportagem Local | 08 de agosto, 2022
Para ajudar no controle da reprodução e proporcionar mais saúde para os animais, a Secretaria de Saúde de Santa Adélia elaborou projeto para a castração de animais. Foram beneficiadas 50 cadelas.  
 
“Demos prioridade para os animais que estão sob a supervisão dos protetores de Santa Adélia. O objetivo foi ampliar o número de animais castrados, já que temos esse serviço gratuito na Casa da Agricultura constantemente, mas não é suficiente para controlar essa população, já que infelizmente muitos animais ainda são abandonados”, explica a secretária de Saúde, Tânia Canossa.  
 
A castração é apontada como a solução mais correta, sem falar nas outras vantagens como a redução drástica do risco de doenças nas vias uterinas e órgãos genitais (como câncer de mama, útero, próstata, testículos e infecções na bexiga), fim do risco das fugas e brigas, assim como dos latidos, uivos e miados excessivos que ocorrem por ocasião do cio.  
 
O procedimento também elimina a gravidez psicológica, comum em algumas fêmeas após o término do cio, o que ocasiona aumento das mamas, a produção de leite e irritabilidade excessiva.  
 
“Este foi um projeto para ajudar a controlar a população de cães, mas pedimos que as pessoas tenham responsabilidade, e não abandonem animais nas ruas. É necessário ter consciência de que os animais vivem por longos anos e que demandam tempo para brincadeiras e passeios, além de cuidados com a saúde e a higiene. E que não podem simplesmente serem soltos nas ruas”, finaliza a secretária. 

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 24 de abril de 2024
Guilherme Arantes faz show no Sesc Rio Preto nesta quarta-feira
Por Da Reportagem Local | 24 de abril de 2024
Em Urupês, demanda reprimida por ultrassom deve ser zerada em 45 dias
Por Da Reportagem Local | 24 de abril de 2024
Marcha para Jesus acontece em Santa Adélia no próximo sábado