Secretaria da Educação abre inscrições para concurso ‘Vozes pela Igualdade de Gênero’
Nesta 5ª edição, os alunos da rede devem compor canções com o tema ‘Nossa voz também é nossa vacina!’
Foto: GOVERNO DE SÃO PAULO - Podem participar alunos e alunas das escolas estaduais matriculados no Ensino Médio ou cursos de EJA
Por Da Reportagem Local | 10 de maio, 2022
Após dois anos de hiato, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) lançou na quinta-feira, 5, em parceria com o Ministério Público do Estado, o concurso musical 'Vozes pela Igualdade de Gênero'. O tema deste ano é 'Nossa voz também é nossa vacina!', e visa refletir sobre o impacto da pandemia da Covid-19 sobre a sociedade a partir das desigualdades de gênero, classe, renda, e outras desigualdades sociais acentuadas durante essa crise global.   

“É um trabalho hercúleo que vivemos ao longo das décadas tentando trabalhar o empoderamento da mulher na sociedade e tenho certeza que, com parcerias como esta, com o estudante falando com outro estudante sobre valores humanitários, vamos avançar na garantia dos direitos das mulheres na sociedade. Somos mais de 53% de mulheres na população, mas muitas vezes não temos voz, por isso é de extrema importância trazer a discussão da igualdade de gênero para o chão da escola”, enfatizou a Secretária Estadual da Educação, Renilda Peres. 

"A cada ano, eu me surpreendo mais com a criatividade e o talento dos alunos para transmitir a mensagem da igualdade por intermédio da música. E é por tudo isso que eu renovo o apoio da Procuradoria-Geral de Justiça a essa inestimável iniciativa. Queremos mais vozes. Queremos mais vozes pela igualdade", declara o procurador-geral de Justiça, Mario Sarrubbo.  

A abertura aconteceu presencialmente na Escola Estadual Winston Churchill, em Sertãozinho, cidade na qual mora Luísa Apolinário, ex-aluna da EE Ferrucio Chiaratti e vencedora da última edição.

“Desde o trabalho do tema do concurso em sala de aula até o momento de hoje tem sido muito importante para mim. Isso sem falar na gravação em um estúdio profissional que foi um choque de realidade, com equipamentos e equipe maravilhosos. Desejo um ótimo trabalho a todos os participantes desta edição do Concurso Vozes”, declarou Luísa Apolinário na ocasião em que também recebeu um troféu pela conquista. 

Podem participar alunos e alunas das escolas estaduais matriculados no Ensino Médio ou nos cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA), individualmente ou em grupos de até cinco pessoas. As letras precisam ser inéditas, em qualquer estilo musical, e composta em língua portuguesa.  

 Já as escolas deverão formar uma comissão multidisciplinar que será responsável pela avaliação e seleção de até cinco músicas inscritas. A unidade deverá organizar uma votação para escolher a melhor canção, que será encaminhada à Diretoria de Ensino correspondente. 

Na segunda fase, haverá a escolha da Diretoria de Ensino, que faz a avaliação e seleção das músicas recebidas das escolas. Na última etapa, as dez melhores composições musicais serão eleitas pela comissão julgadora formada por representantes do Ministério Público, da Seduc-SP e da área musical.  

As dez composições finalistas, na fase estadual, receberão certificados de finalistas, e a música vencedora terá gravação em estúdio profissional. 

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 18 de abril de 2024
Hospital Unimed São Domingos celebra renovação de votos de paciente
Por Da Reportagem Local | 18 de abril de 2024
Propeg Unifipa promove curso prático em manipulação ética de animais
Por Da Reportagem Local | 18 de abril de 2024
Sebrae-SP abre inscrições para Encontro de Negócios na Agrishow