Para auxiliar os donos de pequenos negócios a buscar crédito de forma consciente e a fazer uma boa gestão desses recursos, o Sebrae oferece uma série de soluções digitais exclusivas pela internet. A nova página “Crédito Orientado e Assistido” traz simuladores on-line de empréstimos para quem está interessado em buscar um financiamento, conteúdos sobre gestão financeira e ainda disponibiliza link para marcação de consultoria virtual com especialistas, entre outras facilidades. Os serviços são totalmente gratuitos e estão disponíveis em www.sebrae.com.br/creditoconsciente.
O analista de Capitalização e Serviços Financeiros do Sebrae Nacional Weniston Abreu destaca que a nova página foi desenvolvida para que os empreendedores sigam uma jornada fluida pelos conteúdos e soluções. “A própria navegação na página já permite que o empreendedor reflita sobre as etapas e decisões que ele precisa tomar na busca pelo crédito”, ressalta.
Logo na página principal, o usuário acessa um vídeo explicativo sobre o que vai encontrar na plataforma. Em seguida, ele pode selecionar quais das três etapas do crédito ele se identifica para ter acesso aos conteúdos e orientações. Confira abaixo cada uma das etapas:
Primeira etapa - Antes do crédito, o que fazer?
Se o empreendedor está com alguma dificuldade financeira ou tem o desejo de expandir o negócio, é comum que ele procure alternativas de crédito. Nesta etapa, o Sebrae indica cinco passos para planejar essa busca e escolher a melhor opção. Além disso, oferece simuladores on-line para calcular o empréstimo e o valor das parcelas ou calcular o fluxo de caixa. Também é possível ser direcionado para buscadores de linhas de crédito de parceiros a partir de links do Cred + do governo federal, que trata do Programa de Simplificação do Acesso a Produtos e Serviços Financeiros para os Pequenos Negócios ou do Canal MPE do BNDES.
Segunda etapa – Consegui crédito, e agora?
Mesmo que o empresário consiga o financiamento, é importante que ele faça uma gestão eficiente dos recursos e não corra riscos de inadimplência. Aqui, o Sebrae disponibiliza um diagnóstico on-line de gestão empresarial. Além disso, o empreendedor pode solicitar consultoria virtual gratuita com um especialista do Sebrae sobre Finanças/Gestão Financeira.
“Muitas vezes, o empresário consegue os recursos, mas não tem a real clareza da saúde financeira da sua empresa. Então, esse diagnóstico oferece um panorama geral do negócio e ainda faz recomendações de soluções do Sebrae a depender do caso”, destaca o analista do Sebrae Nacional.
Terceira etapa – Como manter as parcelas em dia?
Para os donos de pequenos negócios que já estão com dificuldades ou se a situação financeira da empresa não saiu como o planejado, o Sebrae recomenda se antecipar aos problemas e tentar controlar os gastos para evitar a inadimplência. Nesta etapa, o empreendedor vai encontrar cursos virtuais gratuitos do Sebrae sobre como renegociar dívidas e fazer o controle de gastos, bem como e-books sobre o tema. Além disso, também pode marcar uma consultoria remota gratuita para receber orientações sobre renegociação.
Desde 2020, no auge da pandemia, quando os pequenos negócios começaram a sentir os impactos da crise sobre o faturamento, o Sebrae passou a oferecer o “Crédito Orientado e Assistido”. Até o momento, já foram mais de 70 mil empresas atendidas pelo Sebrae que tiveram acesso a crédito com apoio do Fundo de Aval para as Micro e Pequenas Empresas (Fampe).
Autor