Sé Catedral realiza missa, carreata, procissão e quermesse neste sábado
Agenda de 12 de outubro encerra as atividades em louvor a Nossa Senhora Aparecida, iniciada com a tradicional novena
Foto: O Regional - Novena em louvor a Nossa Senhora teve como tema os ‘Peregrinos da Esperança’
Por Da Reportagem Local | 11 de outubro, 2024

Será ampla a programação da Sé Catedral Santuário Nossa Senhora Aparecida neste sábado, Dia de Nossa Senhora Aparecida. As atividades religiosas começam às 7 horas, com missa seguida pelo terço mariano, às 8h15. Depois, às 9 horas, haverá mais uma celebração e, em seguida, a tradicional carreata. Os festejos terminam às 18 horas, com missa e procissão pelo bairro.

A última atração do dia será a Quermesse da Paieta, que começará logo após a procissão. No cardápio, haverá pastel, mini pizza, churrasco, assados, polenta, doces e bebidas.

A agenda de 12 de outubro encerra as atividades em louvor a Nossa Senhora Aparecida, iniciada na semana passada com a tradicional novena, que teve como tema “Mãe Aparecida, acolhei-nos como peregrinos da esperança”, conforme definido pelo Santuário Nacional de Aparecida.

“Esse tema Peregrinos da Esperança é o tema que o Papa Francisco olhou para o Ano Santo, o ano jubilar, que acontece em 2025. A cada 25 anos, as portas santas de Roma acolhem os peregrinos das quatro basílicas papais, o ano do perdão, o ano da misericórdia”, explica padre Jonas Pimentel, pároco da Sé Catedral.

A história de Nossa Senhora Aparecida remonta à imagem encontrada nas águas do rio Paraíba, quando pescadores, por conta da visita da família real, estavam em uma pesca para bem acolhê-los. Porém, não estavam obtendo êxito. Foi quando retiraram das águas a imagem de Nossa Senhora, primeiro o corpo e depois a cabeça, como conta a Igreja Católica. A partir dali surge uma devoção muito grande que pode ser observada até hoje.

Padre Jonas explica que a história de Nossa Senhora Aparecida é enraizada na vida do povo brasileiro como um todo. “É uma imagem morena encontrada por pessoas simples e é a presença de Maria, que é aquela que nos aproxima de Deus. Em Catanduva ela é patrona do nosso santuário, que data de 1954. Os fiéis de Catanduva sempre se aproximaram muito de Deus através do santuário. Tanto que a nossa igreja até hoje é mais conhecida como santuário, porque ela tem como patrona Nossa Senhora Aparecida”, conta.

Para o pároco, os fiéis tendem a procurar o amparo de Nossa Senhora porque através dela conseguem se encontrar muito com Deus. “É lógico que nós podemos rezar diretamente a Deus, mas quando nós fizemos a experiência de rezar junto com Nossa Senhora, sabendo que tem uma mãe ao nosso lado, a nossa oração fica mais intensa.”

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 20 de novembro de 2024
André Trigueiro aborda saúde mental e prevenção ao suicídio em Catanduva
Por Guilherme Gandini | 20 de novembro de 2024
Simpósio sobre neurodesenvolvimento infantil terá série de palestras
Por Guilherme Gandini | 20 de novembro de 2024
Programa Campo Limpo entrega prêmios na escola Darci