Sé Catedral finaliza troca do vitral de Nossa Senhora Aparecida
Nova fase, visando à instalação do vitral de São José, já começou; expectativa é que nesta mesma época, no ano que vem, a obra seja concluída
Crédito: Divulgação - Campanha para troca do primeiro vitral começou durante a novena de 2022
Por Stella Vicente | 22 de fevereiro, 2024

A Sé Catedral Santuário Nossa Senhora Aparecida, de Catanduva, finalizou a troca do vitral da padroeira neste mês. Para concluir a obra, que visava à substituição do material de acrílico pelo de vidro, foi feita campanha que contou com a ajuda de fiéis e apoiadores.

Segundo o pároco responsável pela Catedral, Jonas Pimentel, a campanha para troca do primeiro vitral começou durante a novena de 2022, quando lançaram a ideia para a comunidade. “Foi, na verdade, um ano inteiro de campanha. Fizemos a campanha na novena, fizemos promoção, pessoas nos ajudaram. Teve até uma senhorinha que no aniversário dela, ao invés de pedir um presente, ela pediu que o pessoal desse um dinheirinho e trouxesse para o vitral e nos trouxe 300 reais mais ou menos”, conta o padre, que ainda destaca o alto valor para realizar essa modificação.

“Foram muitas pessoas ajudando, porque o investimento é muito alto. Um vitral dura para a vida inteira. Nós recebemos aqui a igreja pronta, a nossa geração, e nós estamos deixando algo que vai ficar, sem dúvida, para a posterioridade. Existem igrejas na Europa que têm vitrais há mais de mil anos, porque, na verdade, é o vidro que é colorido”, acrescenta.

Ele relata que conseguiram o valor necessário por volta de outubro de 2023, quando já fecharam o contrato com a empresa. “Demorou um tempinho, mas agora, de fato, o vitral de Nossa Senhora Aparecida está totalmente instalado. A repercussão tem sido muito grande, o pessoal gostou muito, todo mundo está visitando e admirando”, pontua padre Jonas.

Ainda no final do ano passado, foi iniciada a campanha para troca do segundo vitral. A expectativa do pároco é que, com as quermesses deste ano, principalmente a de outubro, chegue ao valor necessário para realizar a nova instalação. “Desta vez será o vitral de São José, então talvez mais ou menos nessa época do ano que vem, começo de 2025, já tenhamos esse vitral instalado. Se até outubro tivermos o dinheiro necessário, já fechamos o contrato com a empresa, que tem seis meses pelo menos, para produzir e instalar.”

Passada essas duas fases, chegará a terceira, que engloba os demais vitrais de Nossa Senhora das Graças, São Domingos e Santa Catarina. A campanha será lançada na novena deste ano, em novembro. A expectativa é de, assim como nas demais fases, iniciar a troca no final do ano seguinte.

“A ideia é fazer em três fases, mas o pessoal tem nos buscado e ajudado. Nós estamos com uma promoção de venda de massas agora para ajudar com o vitral de São José. Estamos vendendo a R$ 40 e pretendemos fazer outras promoções durante o ano”, conta padre Jonas.

Autor

Stella Vicente
É repórter de O Regional.

Por Da Reportagem Local | 23 de abril de 2024
Feira do Livro Espírita mantém tradição e vende 1,2 mil exemplares
Por Da Reportagem Local | 23 de abril de 2024
Enfermagem dos hospitais Padre Albino e Emílio Carlos promove Abril Laranja
Por Da Reportagem Local | 23 de abril de 2024
Fameca abre inscrições para Simpósios de Cefaleia e de Epilepsia