Sé Catedral de Catanduva inicia substituição do vitral de São José
Devido ao serviço, as missas habituais de segunda a sexta-feira estão sendo realizadas na Capela de São Bento
Foto: O Regional - Acrílicos estão sendo substituídos por vitrais feitos com vidro colorido que não se deteriora
Por Guilherme Gandini | 19 de outubro, 2024

A Sé Catedral Santuário Nossa Senhora Aparecida, de Catanduva, iniciou o processo de substituição do vitral de São José, que fica voltado para a rua Santa Catarina. A campanha de arrecadação para viabilizar a troca começou na novena de Nossa Senhora das Graças, em outubro do ano passado. Ou seja, foi um ano inteiro de doações para que a meta fosse alcançada.

“Desde a instalação do ar condicionado, das placas para geração de energia, do vitral de Nossa Senhora e agora do vitral de São José, nós lançamos aqueles famosos carnês, em que as pessoas foram contribuindo mensalmente. Além, é lógico, do dízimo paroquial e dos nossos eventos que nos ajudaram a angariar o fundo para a troca desse vitral”, explica o padre Jonas Pimentel.

O pároco lembra que a substituição dos vitrais de acrílico por outros de vidro era um desejo muito antigo dos paroquianos. “Na época da reforma da Catedral, quando foi constituída a Diocese de Catanduva, e o Santuário se transformou em Catedral, já se era prevista a troca do vitral. Mas ele é um pouco mais caro, dispende um pouco mais de tempo e de recursos.”

O vitral de vidro não se deteriora e, na visão do religioso, “dura para a vida inteira”. “Nós recebemos aqui a igreja pronta, a nossa geração, e nós estamos deixando algo que vai ficar, sem dúvida, para a posterioridade. Existem igrejas na Europa que têm vitrais há mais de mil anos, porque, na verdade, é o vidro que é colorido, não é o vidro pintado”, acrescenta.

Além disso, padre Jonas frisa que o investimento que está sendo feito representa um gesto de devoção a São José, patrono de toda a igreja. “O vitral é uma técnica muito antiga de decoração da igreja e é um grande símbolo de oração, de busca de Deus através desse sinal da fé.”

MISSAS

Devido às obras na Sé Catedral, as missas que são realizadas de segunda a sexta-feira à noite passaram a ser feitas na Capela de São Bento. As missas do final de semana permanecem na Catedral. “O processo de instalação do vitral gera muita poeira e transtorno”, explica o pároco, que projeta a conclusão dos trabalhos até a Novena de Nossa Senhora das Graças, em novembro.

PRÓXIMAS ETAPAS

Concluída a instalação dos dois vitrais maiores, de Nossa Senhora e de São José, a Sé Catedral iniciará nova campanha que vai englobar cinco acrílicos existentes na entrada do prédio, onde serão feitos vitrais de Nossa Senhora das Graças, de São Domingos e São Bento, além de dois brasões. A quarta etapa futura prevê a troca de outros vidros que não possuem imagens.

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Da Reportagem Local | 20 de novembro de 2024
André Trigueiro aborda saúde mental e prevenção ao suicídio em Catanduva
Por Guilherme Gandini | 20 de novembro de 2024
Simpósio sobre neurodesenvolvimento infantil terá série de palestras
Por Guilherme Gandini | 20 de novembro de 2024
Programa Campo Limpo entrega prêmios na escola Darci