Saúde pública tem mais de 800 faltas em consultas e exames médicos
Foto: Arquivo/FPA - Quando o paciente não pode ir e avisa com antecedência, outra pessoa é chamada
Em queda, 16% dos procedimentos agendados ficaram vagos porque pacientes não avisaram
Por Da Reportagem Local | 18 de outubro, 2025

A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou o balanço do Faltômetro referente a setembro de 2025. No período, 839 consultas e exames de especialidades médicas ficaram vagos porque os pacientes não compareceram e não avisaram.

Foram 5.083 atendimentos agendados e 16% resultaram em faltas, percentual que representa redução contínua nos últimos meses. Em julho, o índice foi de 21%; em agosto, 18%; e agora, 16% em setembro.

Na visão da Secretaria de Saúde, a tendência de queda mostra que as ações de conscientização começam a surtir efeito, mas o número de ausências ainda preocupa, já que cada vaga perdida poderia ser usada por outro paciente que aguarda atendimento.

“Quando o paciente não pode ir e avisa com antecedência, outra pessoa pode ser chamada para ocupar a vaga. Isso melhora o fluxo de atendimentos e evita desperdício de tempo e recursos”, reforça, em nota.

O Faltômetro é divulgado mensalmente e tem como objetivo estimular o compromisso e o uso responsável dos serviços públicos de saúde, mostrando de forma transparente o impacto das ausências injustificadas.

A orientação aos pacientes é que, se não puder ir à consulta ou exame, avise com antecedência a unidade de saúde de referência. “É rápido, fácil e ajuda quem está aguardando por uma vaga.”

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 14 de novembro de 2025
Polícia Civil cumpre mandados em operação contra fraudes eletrônicas
Por Guilherme Gandini | 14 de novembro de 2025
Novos veículos devem suprir demanda de pacientes PCD
Por Da Reportagem Local | 14 de novembro de 2025
Hoje é o último dia para se inscrever no Vestibular da Fatec Catanduva