A Prefeitura de Santa Adélia, através da Secretaria de Saúde, iniciou as reuniões do grupo piloto do programa que tem como objetivo combater o tabagismo.
O programa está sendo conduzido pela médica Letícia Magatti, pela farmacêutica Hélia Lunchetti, pela farmacêutica e especialista em Medicina Integrativa Tatiana Antonietto, e pela secretária da Saúde Tânia Canossa. O público-alvo são as pessoas que desejam sanar o uso do tabaco.
O fumo é responsável por 90% das mortes por câncer de pulmão e por outros tipos de tumores como o de boca, o de pâncreas, o de bexiga, o de colo de útero, entre outros. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a morte decorrente por tabagismo é evitável, portanto, combatê-lo é fundamental.
Os pacientes que decidiram participar do programa foram acolhidos, e receberam as primeiras orientações sobre os procedimentos que envolvem as sessões.
Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer) o vício do cigarro, conhecido tecnicamente como tabagismo, é reconhecido como uma doença crônica causada pela dependência à nicotina presente nos produtos à base de tabaco. É o maior fator de risco evitável de adoecimento e morte no mundo.
Segundo a secretária da Saúde, todos estão otimistas com os resultados. “Quem deseja participar do programa contra o tabagismo, basta procurar qualquer unidade de saúde do município para fazer o cadastro. Ao término desse primeiro grupo, o município iniciará nova turma, então ainda dá tempo e também oportunidade e apoio para quem deseja se livrar desse vício”, informou Tânia.
Autor