O Departamento de Saúde de Paraíso está em alerta, pois nas últimas semanas cresceram os casos de Covid e influenza, especialmente o tipo B, no município. Embora a pasta não tenha números para indicar quanto houve de crescimento nos registros, Solange Freschi, assessora do Departamento de Saúde, afirma que os pacientes estão procurando atendimento médico com mais frequência e a disponibilidade de testes rápidos facilita o diagnóstico precoce.
“O aumento de casos de influenza B no município pode estar relacionado com a disponibilização do teste rápido para diagnóstico em todas as unidades de saúde. Porém, o aumento da influenza está ocorrendo em toda a região, o que pode diferenciar das demais cidades é o diagnóstico precoce e divulgação dos casos para a população, visando prevenção e controle da doença”, diz.
Ela pontua que não há como apontar o real motivo para a alta dos indicadores, mas acredita que, a partir da melhora da cobertura vacinal, os casos tendem a diminuir.
O departamento orienta a população para que, em caso de febre, tosse, dor de garganta e coriza, procure atendimento médico o mais rápido possível. Além disso, pede que os pais não levem os filhos para a escola se os mesmos estiverem com sintomas.
É imprescindível também manter os ambientes ventilados e intensificar a limpeza das mãos, seja com a lavagem frequente ou usando álcool em gel. As vacinas contra a Covid e influenza estão disponíveis para a população na Unidade Básica de Saúde – UBS 1 de Paraíso.
Autor